Objeto explosivo

Jovem de 13 anos leva granada para sala de aula, em colégio particular de BH

Foi preciso acionar o Esquadrão Antibombas do Bope para recolher o artefato; em comunicado às famílias, colégio Santa Doroteia informa que estudante foi expulso

Por Malú Damázio
Publicado em 23 de março de 2022 | 10:34
 
 
 
normal

Um adolescente de 13 anos levou uma granada para a sala de aula, na terça-feira (22), no Santa Doroteia, colégio particular no bairro Sion, região Centro-Sul de Belo Horizonte. Colegas de turma do menino, que cursa o 9º ano do ensino fundamental, contaram à coordenação que o adolescente estava exibindo o artefato explosivo dentro da mochila.

Foi preciso acionar o Esquadrão Antibombas da Polícia Militar (PM) para recolher a granada. Segundo a escola, após perícia, a equipe especializada concluiu que o objeto estava desativado. O estudante foi expulso da instituição de ensino. 

Entenda

Ao receber a denúncia de que um aluno estaria com uma granada em sala, a diretoria do Santa Doroteia recolheu o objeto do estudante e o colocou em local separado, sob supervisão da equipe de segurança. A coordenação comunicou o fato à Polícia Militar e, inicialmente, suspendeu o estudante por três dias.

Segundo registro do boletim de ocorrência, a escola também acionou o pai do aluno, por telefone, para avisá-lo sobre a situação e pedir que ele fosse buscá-lo. No entanto, o pai do adolescente, disse que não poderia ir até o colégio no momento e o autorizou a sair sozinho da instituição, sem a presença de um responsável legal. 

Enquanto o jovem foi liberado, a equipe da 127ª Cia / 22º Batalhão de Polícia Militar, que atendeu o chamado, levou a granada ao Esquadrão Antibombas do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), que vistoriou o artefato e o recolheu.

Esclarecimentos

Em nota publicada nas redes sociais, o colégio Santa Doroteia afirmou ter imediatamente convocado o aluno para esclarecimentos e comunicado o caso à PM. A direção classificou o ocorrido como um "lamentoso evento", que se opôs ao compromisso que a unidade assume "dia a dia, para com a guarda e preservação de nossos alunos, colaboradores e famílias"

A escola pediu tranquilidade às famílias quanto às medidas tomadas, e informou que o estudante foi desligado do corpo discente. 

Leia o comunicado completo: 

 

"Prezadas famílias,

No dia 22/03/2022, foi noticiado à Coordenação Geral que um de nossos alunos estava de posse de um artefato bélico.
Diante dessa notícia, a Coordenação Geral prontamente requisitou a presença do aluno, promovendo os esclarecimentos dos fatos para possibilitar o seguimento às medidas cabíveis.
Em ato contínuo, os responsáveis legais do aluno foram prontamente comunicados e, diante da relevância dos fatos e da presença do artefato bélico, foi acionada a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, para que tomasse conhecimento e conduzisse o caso dentro dos protocolos necessários.
Ressalte-se que, na vistoria presencial da autoridade policial, foi esclarecido que o artefato bélico estava inoperante, sendo lavrado o Boletim de Ocorrência e promovido o recolhimento do artefato pelos Policiais Militares.
Entendemos que este lamentoso evento seguiu em vértice oposto aos mais caros princípios educativos e práticas pedagógicas adotadas nesta instituição de ensino, bem como ao incansável compromisso que assumimos dia a dia,
para com a guarda e preservação da integridade de nossos alunos, colaboradores e famílias.
Reafirmamos o compromisso pela manutenção de nossos princípios educacionais e cristãos, pois estes sustentam nossa presença há 60 anos neste município.
O Colégio Santa Dorotéia reafirma e confia que segurança é um compromisso de todos.
Pedimos às famílias que fiquem tranquilas quanto às medidas tomadas pela diretoria da escola, juntamente com a família.
O estudante foi desligado da Escola.

Atenciosamente,

A Direção"

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!