As baixas temperaturas nesta última semana de maio em Belo Horizonte foram assim: recorde atrás de recorde no ano. Terça-feira (10,6ºC); quarta-feira (9,3ºC); e quinta-feira (8,6ºC). Neste sábado (30) a capital chegou a registrar 9ºC durante a manhã.
O início da próxima semana, que também marca o começo do mês de junho, também deve ter termômetros marcando abaixo do que a população está acostumada, mas novos recordes devem demorar um pouco.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na próxima segunda-feira (1), a previsão é que a mínima gire em torno de 12ºC e a máxima aproximadamente 27ºC. Já na terça-feira (2) devemos ter um pouco mais de calor (14ºC de mínima e 27ºC de máxima). Na quarta-feira (3) essas temperaturas devem continuar.
Junho
De acordo com o meteorologista do Inmet Cléber Souza, a tendência é de um inverno vigoroso em 2020 - início em 20/06 -, já que o outono tem se apresentado desta maneira. "Com certeza (teremos temperaturas mais baixas) entre junho e julho. Se as massas de ar no outuno estão vindo fortes, com certeza no inverno pode vir outra intensa e gerar recordes de frio no Estado", disse.
O Instituto Climatempo prevê que cinco frentes frias avancem pelo país apenas em junho, quase todas na primeira quinzena. De forma geral, a região Sudeste terá chuva entre a média e ligeiramente acima da média durante o mês de junho, com massas de ar frio encontrando ambiente próspero para avançar sobre a região.
Confira a análise da meteorologista Josélia Pegorim: