BH

Kalil garante permanência de projeto que abriga população em situação de rua

Prefeito afirmou que executivo seguirá custeando ações da iniciativa por tempo indeterminado

Por Letícia Fontes
Publicado em 18 de fevereiro de 2021 | 19:31
 
 
 
normal

O prefeito Alexandre Kalil (PSD) assegurou, nesta quinta-feira (18), por tempo indeterminado o funcionamento do projeto Canto da Rua, que atende pessoas em situação de rua na capital. A iniciativa, administrada inicialmente pela Pastoral da Rua, ligada à Arquidiocese de Belo Horizonte, surgiu como uma ação emergencial no início da pandemia. Até então contando com o apoio do Governo de Minas, que cedia o espaço na Serralheria Souza Pinto, desde dezembro o custeio passou a ser feito pela PBH. 

Em reunião com o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Gilson Soares Lemes, Kalil se comprometeu ainda a criar um novo espaço para acolhimento de 1.200 pessoas em situação de rua na cidade. "Nós vamos continuar o serviço que assumimos. Estamos vendo que até março não vai dar e alguém tem que custear aquilo. Vamos assumir até que essa pandemia passe”, afirmou o prefeito da capital.

De acordo com Kalil, a iniciativa vai custar R$ 700 mil por mês aos cofres da prefeitura. "O que a prefeitura puder fazer, apesar da maioria dos moradores de rua serem do interior, ela vai fazer. É um dinheiro que não irá atrapalhar a prefeitura", completou. 

Segundo o desembargador Gilson Soares Lemes, até que o novo espaço seja criado, a prefeitura irá continuar dando o suporte ao projeto. "Existe uma promessa do prefeito que ninguém fique desabrigado até que um novo centro de abrigamento esteja pronto. A ideia é que um próprio albergue da prefeitura, que já tem 400 pessoas, seja ampliado", explicou.

De acordo com o Cadastro Único, Belo Horizonte tem atualmente 4.553 moradores em situação de rua.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!