A cidade de Lagoa da Prata, no Centro-Oeste de Minas Gerais, ficou debaixo de gelo após um temporal atingir a região nesta terça-feira (8). Apesar das imagens impressionantes, que mostram várias ruas da cidade cobertas por granizo, não houve registro de ocorrências graves.

Segundo a prefeitura, o setor de obras do município faz uma varredura na cidade para acompanhar de perto e identificar possíveis casos que demandem assistência do poder público. O Corpo de Bombeiros também não registra acionamentos para o município. 

As condições geográficas do município, localizado em uma região muito plana, desfavorece o risco de efeitos associados a chuvas intensas, como desabamentos e deslizamentos de encostas. 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 544 cidades mineiras estão em alerta para possibilidade de chuva de granizo nesta terça-feira.

Saiba como se prevenir do granizo:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).