ALERTA

Lavras decreta situação de emergência em função da Dengue

Medida possibilita a administração municipal realizar contratação temporária de agentes que irão desenvolver ações emergenciais contra o mosquito Aedes Aegypti

Por CAMILA KIFER
Publicado em 26 de abril de 2015 | 17:03
 
 
 
normal

O município de Lavras, no Sul de Minas, decretou nesse sábado (25) situação de emergência em função do grande número de casos de Dengue na cidades. A medida possibilita a administração municipal realizar a contratação de agentes que irão desenvolver ações emergenciais contra a doença. O levantamento apresentado pela Secretária Municipal da Saúde aponta que, só neste ano, 2.857 moradores foram notificados e 855 casos foram registrados.

Conforme o decreto, assinado no sábado pelo prefeito Silas Costa Pereira (PSDB), os contratos dos novos servidores possuem duração de 90 dias, sujeito a prorrogação por igual período. Os novos servidores irão trabalhar na execução de ações necessárias ao combate do mosquito Aedes Aegypti e na ampliação do Programa Municipal de Combate e Prevenção à Dengue no município.

O decreto também apresenta preocupação com os municípios que fazem fronteira com Lavras, que apresentaram grande números de casos de Dengue. A Secretária Municipal de Saúde irá disponibilizar máquinas, equipamentos e pessoal, que irão atuar na limpeza de locais onde pode haver risco de proliferação do mosquito nas cidades vizinhas.

A contratação de pessoal e a aquisição de máquinas serão realizadas com o Fundo Municipal de Saúde, reserva de caixa para os pagamentos considerados emergenciais, segundo a prefeitura de Lavras. 

Passos 

A cidade de Passos, localizada na mesma região, informou que as medidas adotadas no combater os focos do mosquito estão sendo bem sucedidas. Conforme a avaliação do Departamento de Saúde Coletiva, da Secretaria Municipal de Saúde, nos bairros em que a Dengue havia atingido índice de epidemia, com 6,3%, no início de março, os focos caíram para 1,5%, em abril.

Os mutirões de limpeza e da campanha de conscientização da população tiveram início após os primeiros dois meses do ano, quando a epidemia da doença assustou o Sul do Estado.

Alfenas 

Em Alfenas, também na mesma região, autoridades se reúnem semanalmente para discutir casos. Na última sexta-feira (24), o Comitê Contra Dengue da Superintendência Regional de Saúde (SRS) se encontrou novamente.

Na ocasião, o Superintendente Regional, Laércio Cintra Nogueira, e a coordenadora do núcleo de epidemiologia, Maria Eunice, discutiram a importância da parceria entre administração e comunidade na prevenção e combate. 

Belo Horizonte

Já na capital mineira, até o momento, foram confirmados 1.183 casos de Dengue, conforme o último levantamento divulgado na sexta (24). A regional com o maior registro é o Barreiro, continua sendo o barreiro que contabilizou 353 confirmações, seguida pelas regionais Norte, com 203, e Noroeste, com 173.

Situação em todo Estado

Minas Gerais registra quase 20 mil casos de Dengue em 2015, uma média de 1.200 novos registros por semana. Os números da SES aponta que, desde o dia 1º de janeiro até a última sexta (24), o Estado já registrou 19.716 casos da doença. No Estado, 12 pessoas morreram após contrair a doença. A média é de duas mortes a cada três semanas.

Os municípios de Iguatama, Faria Lemos, Fronteira, Ouro Preto, Três Corações, Três Pontas, Santa Rosa da Serra, Uberlândia e Viçosa registraram um óbito cada em função da doença. A cidade mais afetada foi Uberaba, no Triângulo Mineiro, que registrou três mortes neste ano.

Chikungunya

Uma pessoa foi diagnosticada com Febre Chikungunya em todo Estado. A paciente vítima da nova febre é moradora de Viçosa, cidade da Zona da Mata, e teria contraído a doença durante uma viagem para Colômbia. Conforme balanço, nove casos foram descartados e seis seguem em observação.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!