Sobre as chuvas

Livro citado por Kalil: 'Hora de crise é hora de reagir, não de planejar'

Prefeito mencionou o livro ao dizer que a Prefeitura de Belo Horizonte sabe como lidar com os problemas causados pelos temporais dos últimos dias

Por Pedro Augusto Figueiredo
Publicado em 29 de janeiro de 2020 | 13:46
 
 
 
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Em entrevista coletiva concedida nesta quarta-feira (29), o prefeito Alexandre Kalil (PSD) disse que a Prefeitura de Belo Horizonte sabe como lidar com os problemas causados pelas chuvas dos últimos dias. Ele citou o trecho de um livro sobre gerenciamento de crises que diz que “hora de crise é hora de reagir   e não de planejar”.

“O que eu quero dizer para o povo de Belo Horizonte é que nós estamos acostumados com guerra, com a briga. E nós sabemos fazer. Nós sabemos como vamos lidar com isso. Nós temos organização, não é uma invenção da Prefeitura. Isso é uma técnica usada no mundo inteiro, que foi usada em Belo Horizonte na prevenção disso tudo”, disse o prefeito.

Em seguida, ele citou que a técnica “consta da página 69 ou 70 do livro ‘A Era do Escândalo’, do Mário Rosa, que é a gestão da crise, inclusive da crise natural”. 

O livro mencionado por Kalil foi escrito pelo jornalista e consultor em gerenciamento de crises, Mário Rosa. De acordo com a descrição da editora Geração Editorial, “o livro é dividido em 10 casos relatados em 1ª pessoa, que ensinam como empresas de grande porte, políticos, profissionais liberais e artistas, todos de expressão nacional, superaram grandes crises”

Na página 70 do livro, lê-se:

“Ou seja, com maior ou menor nível de precisão, é possível prever os desdobramentos de uma crise e fazer um planejamento para situações extremas. Essa foi a lógica que começou a definir os contornos do gerenciamento de crises: as crises têm um padrão. Se existe esse padrão, logo há determinados impasses e dilemas que se repetem de uma forma regular e, sendo essa a premissa, consequentemente o melhor momento para encontrar as formas mais adequadas de lidar com essas dificuldades é antes que as crises eclodam.

A palavra-chave do gerenciamento de crises, portanto, é prevenção. Adotar uma atitude preventiva significa, na prática, mapear as dificuldades que poderão surgir e definir soluções quando a cabeça não está quente, nem a pressão insuportável. Na hora da crise, o importante é lidar com o problema de forma mais adequada — e isso é muito mais fácil se houve planejamento prévio. Resumindo: hora de crise é hora de reagir — e não de planejar. Planejamento se faz em tempos de normalidade. E quanto melhor for, melhor será a resposta quando a rotina for quebrada.”

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