Ponto final?

Livro reúne relatos de psicanalistas mineiros que atuam na prevenção ao suicídio

Em Minas, em média, uma pessoa tira a própria vida a cada 7 horas e 44 minutos

Por Clarisse Souza
Publicado em 24 de setembro de 2020 | 15:34
 
 
 
normal

A cada 7 horas e 44 minutos, uma pessoa tira a própria vida em Minas. O dado, resultado da média do número de casos de autoextermínio registrados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) entre janeiro e julho deste ano, reforça a necessidade de falar abertamente sobre o tema, que é pauta da campanha Setembro Amarelo, promovida nacionalmente pela Associação Brasileira de Psiquiatria. Neste contexto, será lançado no próximo sábado (26), o livro "Ponto final? Indagações em torno da questão do suicídio". 

A obra reúne textos de 21 psicanalistas que atuaram em um serviço de atenção a suicídas dentro do Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, na década de 1990. Com base nessa experiência, os autores demonstram como a oferta de escuta após uma tentativa de autoextermínio pode ser determinante para evitar reincidências. 

Direcionado principalmente a profissionais da psicanálise, a médicos e a educadores, o livro, no entanto, não se propõe a trazer fórmulas prontas para prevenir o suicídio. Pelo contrário: como sugere o título da obra, o objetivo é promover uma reflexão, como esclarece o psicanalista Musso Greco, um dos organizadores da publicação. “Mais do que qualquer manual, oferecemos perguntas novas para que esses profissionais possam se interessar e se aproximar de quem possa vir a tentar suicídio. Com isso, esperamos desenvolver melhores estratégias de prevenção”, esclarece. 

Por causa da pandemia, o lançamento oficial do livro será realizado online, a partir de 9h30, pelo site www.institutopsicanalise-mg.com.br. A obra também já está à venda, por R$ 35, pelo site www.ebp.org.br/livraria

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!