DECORAÇÃO EM BH

Luzes de Natal na praça da Liberdade terão economia de 75% este ano

Grande novidade é a substituição das microlâmpadas convencionais por modelos de Led; luzes serão inauguradas em BH na noite deste domingo

Por RAQUEL SODRÉ
Publicado em 10 de dezembro de 2016 | 21:12
 
 
 
normal

Quem passou pela praça da Liberdade, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, na noite deste sábado (10), teve um gostinho do que será a decoração de Natal em um dos cartões-postais da capital mineira. Durante 30 minutos, das 19h30 às 20h, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) acendeu as luzes decorativas para um teste em todo o sistema. As luzes serão inauguradas neste domingo, às 19h30.

A grande novidade deste ano é a substituição das microlâmpadas convencionais por modelos de Led, que representam uma economia de 75% no gasto energético gerado pela decoração festiva. Ao todo, são mais de 350 mil pequenas lâmpadas, distribuídas entre os tradicionais enfeites, uma árvore de 9 m de altura e a casa do Papai Noel.

“Este ano, o tema da decoração é a Folia de Reis. Assim, temos as estrelas na alameda Travessia e outras estrelas que apontam para os 12 presépios, colocados em 12 prédios nas imediações da praça. Essa ação foi realizada em parceira com o Iepha (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais)”, contou o engenheiro Kelson Dias de Oliveira, responsável pelo projeto Natal de Minas, do qual a iluminação da praça da Liberdade faz parte.

Para a dona de casa Elizabet Martins, 60, encontrar a iluminação da praça ligada foi um presente e uma surpresa. Moradora da cidade de Formiga, na região Centro-Oeste do Estado, ela nunca havia visitado a capital. “Assim que nós chegamos, acendeu tudo! Gostei demais! Esta é uma época tão feliz, para onde você olha, está alegre”, disse ela, que estava passeando com o filho, a nora e a neta de 3 anos.

Os recém-casados Amanda Gabriela Pereira Soares, 22, e Leandro Soares de Oliveira, 29, aproveitaram o teste para tirar algumas fotos depois de oficializada a união. “Nós nos casamos o tem no civil, e a cerimônia vai ser no dia 18. Este vai ser nosso primeiro Natal casados”, comemoraram. Eles já estão aproveitando a decoração, pois a ideia é viajar em lua-de-mel no período do natalino.

A decoração de Natal ficará acesa deste domingo até 6 de janeiro, quando uma celebração do Dia de Reis encerrará o período de festas. Todos os dias, as luzes serão ativadas às 19h30, e ficarão funcionando até as 6h. Já a casa do Papai Noel ficará aberta de quinta-feira a domingo, das 18h às 22h.

A Cemig não divulgou o custo das luzes. “É um presente para a cidade. E presente, se falarmos o preço, perde a graça”, finalizou Kelson Oliveira.

Vias serão fechadas até o dia 6

Em função do grande número de visitantes que devem comparecer à praça da Liberdade a partir deste domingo, a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) preparou uma operação especial. Todas as intervenções vão acontecer de 18h às 0h, até o dia 6 de janeiro.

Os locais serão sinalizados com faixas de tecido para orientação dos motoristas. Também haverá interdição de algumas vias no entorno da praça. Agentes da BHTrans, da Polícia Militar e da Guarda Municipal também vão ajudar a organizar o tráfego na região.

Veja como ficará o trânsito:

 

FOTO: Divulgação/CEMIG
Trânsito
BHTrans, PM e Guarda Municipal orientarão o tráfego na região

Com as interdições, 21 linhas do transporte coletivo terão os itinerários alterados. Os pontos de embarque e desembarque da praça da Liberdade e da avenida Cristóvão Colombo serão desativados.

No interior do Estado

Desde o dia 18 de novembro, a Cemig está com uma carreta iluminada percorrendo 22 cidades do interior do Estado, também parte do projeto Natal de Minas. "O objetivo da carreta é levar a decoração de natal para essas cidades do interior, para que as crianças possam tirar fotos com o Papai Noel", conta Oliveira.                       

O caminhão já passou por diversos municípios, como  Belo Vale, Taparuba, Pocrane, Resplendor, Sabinopolis e Guanhães, entre outras. O caminhão finaliza sua viagem no próximo dia 22.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!