Cerca de uma tonelada e meia de maconha, escondida sob uma carga de óleo de soja no fundo falso de um caminhão, acabou apreendida na madrugada desta sexta-feira (22) pela Polícia Rodoviária Federal na BR-262, na altura do município de Juatuba, na região metropolitana de Belo Horizonte. O motorista do veículo, um homem de 56 anos, foi preso. Além dele, os inspetores também prenderam um segundo envolvido no crime, este é suspeito de ser o responsável por seguir o caminhão com um carro para escoltar a droga até o destino final.
O nervosismo do motorista ao responder as perguntas feitas durante procedimentos comuns de fiscalização acabou denunciando-o. Ele não soube explicar qual seria o trajeto percorrido até o lugar onde deveria descarregar a carga de óleo de soja. Assim, ao verificar, os agentes encontraram os 1.600 tabletes de maconha no fundo falso do caminhão que, aliás, foi emplacado no Rio Grande do Sul. Mesmo depois de preso, o motorista não quis revelar qual era seu destino, confessou apenas ter partido de Guaíra, município no Paraná.
Além dele, os inspetores também capturaram um segundo suspeito de participação no tráfico da droga, um homem de 46 anos. Ele, em um carro com placa de Juiz de Fora, seguia o caminhão como um "batedor", para garantir que a maconha chegasse em segurança ao ponto de entrega. Criminosos e carga foram encaminhados à sede da Polícia Federal, em Belo Horizonte.