Pesquisa

Mais 623 mil mineiros vivem em área de risco geológico, aponta estudo

Em Belo Horizonte, 10.860 pessoas estão nessa situação

Por Tatiana Lagôa
Publicado em 23 de janeiro de 2020 | 19:30
 
 
 
normal

A intensificação das pancadas de chuva e o alerta máximo para o temporal que deve atingir várias cidades mineiras nesta sexta-feira (24) aumentam o chamado risco geológico, ou seja, de enxurradas, deslizamentos de terras, quedas de rochas e inundações. Quadro preocupante sobretudo para os, pelo menos, 623.424 mineiros que moram em áreas de risco, segundo dados do Serviço Geológico do Brasil. Só em Belo Horizonte, 10.860 pessoas estão nessa situação. 

A pesquisa levou em conta o quadro de apenas 189 cidades em Minas Gerais. Dessa forma, o número de pessoas em situação crítica no Estado é ainda maior. As mais de 600 mil pessoas mapeadas vivem em 139.765 casas, segundo o estudo. 

Em BH, onde 2.715 casas foram analisadas em pontos de atenção, a prefeitura definiu 80 locais críticos devido ao risco de alagamentos e deslizamentos. 

Segundo o Subsecretário de Proteção e Defesa Civil da capital, Waldir Figueiredo Vieira,  nove pontos da cidade estão sendo tratados como áreas mais propensas a inundar. Mas o alerta é para toda cidade. “É importante que a população esteja atenta e não permaneça em áreas que podem ter deslizamentos de encostas”, disse em entrevista à rádio Super 91.7 FM, no programa Alerta Super.

Em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, que já havia sido castigada com a chuva do início da semana e está com situação de emergência decretada, tem 5.854 pessoas em área de risco, segundo a pesquisa. Segundo a Defesa Civil da cidade, a população local tem que ficar atenta aos 46 pontos sujeitos a inundação e alagamento, dentre eles a avenida Tereza Cristina.

Pontos críticos em BH:

Venda Nova
Av. Vilarinho com Av. Dr. Álvaro Camargos
Av. Cristiano Machado com Av. Sebastião de Brito

Pampulha
Av. Heráclito Mourão de Miranda com Av. Clóvis Salgado

Região Nordeste
Av. Bernardo Vasconcelos com Av. Cristiano Machado

Região Leste
R. Pitangui com Av. Silviano Brandão

Região Centro-Sul
Av. Prudente de Morais com R. Joaquim Murtinho
Av. Francisco Sá com R. Erê
Av. Silva Lobo com Av. Barão Homem de Melo

Região Oeste
Av. Tereza Cristina com Av. Palestina

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!