Bonito de Minas

'Manda ajuda aí': vídeo mostra pavor de criança com incêndio no Norte de Minas

Segundo a prefeita do município, a assistência social ainda tenta localizar o garotinho que gravou o vídeo

Por José Vítor Camilo
Publicado em 15 de setembro de 2021 | 20:50
 
 
 
normal

Um vídeo que circula nas redes sociais nos últimos dias mostra o desespero de uma criança, moradora da zona rural de Bonito de Minas, no Norte do Estado, com medo de um dos vários incêndios que vêm castigando a região. As informações indicam que o vídeo teria sido gravado no último domingo (12), mas as chamas consomem vastas áreas de vegetação desde o sabádo (11). 

"Se vocês conseguirem chegar aqui a tempo, antes desse fogo venham! Por que está muito fogo meu Deus. Eu vou ficar sem casa, gente lá do outro lado vai ficar sem casa pra morar, e aí vai morrer de fome. Manda uma ajuda aí Jesus, manda alguma ajuda", diz a criança enquanto filma a vegetação queimando. 

Confira: 

O TEMPO conversou nesta quarta-feira (15) com a prefeita do município, Vânia Cordeiro. Ela confirma que o vídeo emocionante da criança foi gravado em algum povoado da cidade. "Acreditamos que o fogo não tenha chegado até ela, pois até o momento temos dois casos de feridos nos incêndios, que já foram resgatados e identificados. Mas a nossa assistência social já está trabalhando para localizar essa família e auxiliá-la", garantiu. 

Ainda conforme a prefeita, a cidade tem uma área total de 3.911 km², sendo 80% dela correspondente a reservas ambientais. "Estamos vivendo uma das maiores secas dos últimos tempos e uma sucessão de incêndios florestais. Registramos nos últimos dias uma média de três a quatro focos de incêndio por dia. Hoje (quarta) estamos contando com o apoio de brigadistas, do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e do Corpo de Bombeiros", detalhou. 

Apesar do esforço, o fogo continua castigando principalmente a população da zona rural de Bonito de Minas. "Infelizmente ainda são poucos combatentes para a quantidade e extensão dos incêndios, não só aqui, mas em toda a região de Januária. A cidade conta com apenas um caminhão pipa, que até tentamos usar no combate ao fogo. Mas, para além das queimadas, temos um índice muito alto de pessoas sem água, e precisamos usá-lo para levar água até estas famílias", lamentou Vânia. 

A prefeita lembra ainda que a região conta com muitas veredas que estão sendo prejudicadas. "As nossas belezas naturais estão sofrendo muito com tantas queimadas", completou a prefeita. 

Vídeos publicados nas redes sociais mostram a situação das queimadas no local. Em uma das publicações, é possível ver um cavalo completamente queimado e com dificuldade para respirar. Veja: 

 

 

Mil hectares destruídos

Procurado pela reportagem, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais informou que até esta quinta-feira (16) militares da corporação seguiam em atendimento no município. 

"Atuação na Vereda Apa Cocha e Gibão, em Bonito de Minas. Equipes de Januária e Montes Claros atuando nessa ocorrência desde o dia 12/09, em área de preservação ambiental. Fogo em superfície e copa de grandes proporções", detalha. 

Somente até a terça-feira (14) o fogo já havia consumido um total de 1 mil hectares na região, ainda de acordo com a corporação.  

Já o IEF informou que o órgão só atua em áreas de preservação do Estado, sendo que, no município, foram atingidas por incêndios as Áreas de Proteção Ambiental (APA's) Rio Pandeiros e Cochá e Gibão. 

Segundo a Usina Coruripe - que firmou em julho um Termo de Cooperação Técnica com o Governo de Minas para utilização de uma pista de pouso e decolagem em uma área mantida pela empresa visando o combate a incêndios florestais no Norte de Minas -, na quarta-feira aviões já começaram a se abastecer com água no local para auxiliar no combate aos incêndios em Bonito de Minas.  

Atualizada às 22h55 do dia 16/09/2021

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!