O governo do Estado de Minas Gerais informou, nesta segunda-feira (2), que, até esta terça-feira (3), 641.200 doses de vacinas contra Covid-19 serão encaminhadas para as Unidades Regionais de Saúde. Dessas, São 351 mil doses do imunizante Pfizer e 290.200 doses da Coronavac.

A vacina da Pfizer, conforme orientação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), será utilizada em Minas para imunização de pessoas com idade entre 50 e 54 anos com a primeira dose. Pessoas com comorbidades e deficiência permanente grave, com o mesmo imunizante, receberão a segunda aplicação.

A Coronavac, por sua vez, deve ser administrada em trabalhadores industriais e caminhoneiros, seja em primeira ou segunda dose. “A remessa será destinada à aplicação da primeira e da segunda dose em caminhoneiros e trabalhadores industriais dos municípios que ainda não concluíram a vacinação desses grupos. Os imunizantes também contemplam adultos de 50 a 54 anos e a segunda dose de pessoas com comorbidade e pessoas com deficiência permanente grave”, pontuou o Executivo.

Caso os grupos já tenham sido contemplados em alguma das cidades, como o público com idade entre 50 e 54 anos em Belo Horizonte, é possível que o município rearranje as doses de acordo com o andamento da campanha de vacinação. 

Belo Horizonte

Belo Horizonte deve receber 64.121 doses dos imunizantes, das quais 45.076 são da Pfizer e, 19.046, da Coronavac, conforme detalhamento da SES.

Questionada, a prefeitura da capital informou que “fará a retirada da nova remessa de doses de vacina contra Covid-19 nesta tarde” e que “após a retirada e conferência do quantitativo de doses, novos grupos serão anunciados”.

Astrazeneca

Em planilha que detalha os repasses das vacinas, há, ainda, previsão de que 36.025 doses da vacina contra Covid-19 da Astrazeneca sejam entregues a municípios mineiros.

O imunizante deverá ser administrado em pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, tanto para aplicação de primeiras, quanto de segundas doses.

Em nota, a SES informou que as doses do inoculante que "estão sendo distribuídas neste momento aos municípios correspondem a reserva técnica e não integram a 33ª remessa de doses recebida do Ministério da Saúde".