A partir do ano que vem, a Secretaria Estadual de Educação (SES) pretende ampliar o número de vagas de ensino integral para os estudantes que cursam o nível médio. Atualmente, 391 instituições oferecem a modalidade. Em 2019, eram apenas 78.
Mas, apesar de anunciar nesta quinta-feira (2) a pretensão de expandir o ensino em tempo integral para os adolescentes, o Estado não informou quantas vagas vai criar em 2022. Hoje, a modalidade está presente "em todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e oferecem mais de 59 mil vagas", informou a pasta.
Do total de escolas do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), 63 oferecem cursos técnicos. Há, em Minas, diferentes opções de cursos: Açúcar e Álcool; Agroecologia; Agronegócio; Agropecuária; Celulose e Papel; Desenvolvimento Cultural; Desenvolvimento de Sistemas; Eletroeletrônica; Eletrônica; Informática; Logística; Mecânica; Química; Segurança do Trabalho; e Transações Imobiliárias.
Nesta quinta-feira (2), a secretária de Estado de Educação, Julia Sant'Anna, esteve na Escola Estadual Maria Luiza Miranda Bastos, no bairro Planalto, em Belo Horizonte, para acompanhar a retomada das atividades presenciais e também o funcionamento de dois laboratórios práticos. Dos 685 alunos da unidade, mais de 445 estão matriculados no EMTI.