Covid-19

Minas vai continuar com vacinas em reserva para aplicação de segunda dose

Decisão vai contra a mudança de estratégia anunciada pelo Ministério da Saúde que orientou que Estados aplicassem todos os imunizantes recebidos para acelerar vacinação

Por Bruno Menezes
Publicado em 22 de fevereiro de 2021 | 20:03
 
 
 
normal

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) afirmou nesta segunda-feira (22) que vai continuar distribuindo vacinas contra a Covid-19, mas mantendo reservas para a aplicação da segunda dose. A mesma decisão já havia sido tomada no sábado (20) pela Prefeitura de Belo Horizonte que informou que nenhum novo grupo seria imunizado até que novas remessas cheguem à cidade.

A decisão dos dois executivos vai contra a orientação do Ministério da Saúde que, na semana passada, modificou a estratégia de vacinação, pedindo aos Estados e municípios que façam a aplicação das doses sem a necessidade de reservar metade dos imunizantes para a aplicação da segunda dose.

A medida foi anunciada pelo ministro da saúde, Eduardo Pazuello, na última sexta-feira (19), após reunião com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP).  O objetivo é de acelerar a vacinação. Pazuello garantiu ainda que 4,7 milhões de novas doses de vacinas – 2,7 milhões da coronavac produzidas pela Instituto Butantan e 2 milhões da Astrazeneca/ Oxford importadas da Índia –  estarão disponíveis ainda no início do mês de março.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (22) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), até o momento, 499.928 vacinas foram aplicadas em mineiros como a primeira dose e 178.051 como segunda dose.

BH

No útlimo sábado (20), por meio de nota, a Prefeitura de Belo Horizonte já havia informado que não adotaria a nova estratégia do Ministério da Saúde e continuaria fazem reservas de vacinas para a aplicação de segunda dose dos imunizantes. 

"É imprescindível que novas remessas de vacinas sejam entregues à Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte para a ampliação dos grupos definidos para a imunização", informou por meio de nota. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!