Diversos moradores da zona rural de Ponte Nova, na Zona da Mata mineira, ficaram quase três dias sofrendo com a falta de energia elétrica, que ocorreu após uma chuva forte que atingiu o município durante o fim de semana. Por causa disso, as pessoas tiveram prejuízos.

Habitantes das comunidades de Chopotó e Ilha da Garça, a cerca de 10 km do Centro da cidade, reclamam da demora por parte da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) para solucionar o problema. “Já fizemos diversos pedidos para a Cemig. Estamos isolados. É uma covardia que o Estado está fazendo com a gente, pois estamos sem energia, perdendo insumos, alimentos e sem nenhum tipo de comunicação”, diz o produtor rural Raul Superbi, que por dois dias teve que tomar banho frio e tentar de tudo para manter seu cotidiano.

Outra pequena produtora, Elisabeth Belisário, chama a atenção pela alta da conta de energia e para o atendimento precário. “Nossa conta deste mês vai tirar de nossos bolsos mais de R$ 600 e ficamos desde domingo implorando por ajuda. Chega a ser crueldade da Cemig. Não dão a mínima para quem precisa”, lamenta.

Como nesses locais vivem muitos produtores de leite e hortifrúti, as mercadorias e até mesmo vacinas para aplicar em animais se perderam devido à falta de refrigeração. Até telefone não pegava por causa da falta de luz, o que os deixou ainda mais isolados.

Resposta

Em nota, a Cemig informou que uma forte tempestade provocou a quebra de postes e o rompimento de cabos na rede elétrica na área rural. Como a quantidade de serviços em toda cidade estava grande e o local é de difícil acesso, o serviço ficou para ser executado nesta terça-feira (20).

No entanto, os trabalhos demoraram mais que o previsto. "As equipes trabalharam durante todo o dia, e, após substituição dos postes e emenda dos cabos, houve tentativa de religação às 15h. Porém, ainda havia um bambuzal sobre sobre a rede que só foi localizado após essa tentativa. Por fim, às 17h esse bambuzal foi podado e às 18h30 o fornecimento de energia foi totalmente normalizado", afirmou a companhia.