JUSTIÇA

Motorista de Porsche envolvido em acidente em BH seguirá em prisão preventiva

Homem passou por audiência de custódia nesta terça-feira

Por Lucas Gomes e Isabela Abalen
Publicado em 12 de dezembro de 2023 | 12:13
 
 
 
normal

A Justiça decidiu que o homem de 32 anos, que dirigia a Porsche 911 Carrera a 260km/h na avenida Barão Homem de Melo, no bairro Estoril, região Oeste de Belo Horizonte, vai continuar preso. Ele teve a prisão em flagrante convertida para preventiva segundo decisão da juíza Juliana Miranda Pagano em audiência de custódia nesta terça-feira (12 de dezembro). A preventiva não tem prazo para encerrar.

O veículo bateu em um poste e uma árvore da avenida, matando o passageiro e amigo do motorista, de 32 anos. Ele foi arremessado com o impacto da batida. A juíza considerou a gravidade do caso citando o fato do motorista estar embriagado no momento do acidente, com a habilitação cassada desde 2012 e dirigindo em alta velocidade.

"A conduta do autuado colocou em risco a integridade física dos demais usuários, transeuntes e motoristas da via pública, além de ter levado uma pessoa a óbito, o que também demonstra um patente desrespeito à vida alheia", declarou Pagano. 

Possibilidade de homicídio doloso

A magistrada ainda concordou com entendimento do Ministério Público de que é necessária a readequação da tipificação penal, com possibilidade do caso ser avaliado como "homicídio doloso". "Na medida em que o autuado teria assumido o risco de produzir o resultado morte", diz o documento. Para "garantir a ordem pública", a prisão preventiva foi decretada.

Inicialmente, o suspeito, que estava com a CNH cassada há mais de 10 anos após cometer infração grave ainda quando tinha apenas a Permissão Para Dirigir (PPD), tinha sido preso por embriaguez ao volante. Horas depois, a Polícia Civil indiciou o homem por homicídio culposo, quando não há a intenção de matar, já que o passageiro e amigo dele, também de 32 anos, morreu na hora do acidente após ser arremessado do carro.

A vítima do acidente será enterrada nesta terça-feira. 

O acidente

Imagens de um circuito de segurança registraram o momento em que o carro Porsche 911 Carrera atingiu árvores e postes, por volta de 1h50 desta segunda-feira, na Avenida Barão Homem de Melo, no bairro Estoril, região Oeste de Belo Horizonte. Segundo a Polícia Militar, o velocímetro do automóvel travou em 260 km/h.

Várias peças do carro Porsche, incluindo o motor e parte da estrutura do lado do passageiro, ficaram espalhadas pela avenida. O lado do passageiro, à direita do veículo, ficou completamente destruído. O impacto também causou danos no lado do motorista. Na manhã desta segunda-feira (11), equipes da Prefeitura de Belo Horizonte, da BHTrans e do Corpo de Bombeiros estavam removendo galhos das árvores atingidas pelo veículo.

Ficha criminal

Segundo a Polícia Civil, o motorista já foi autuado por dirigir sem habilitação e por uso de drogas. Ele ainda possui um boletim de ocorrência da Lei Maria da Penha em seu desfavor, confeccionado no estado da Bahia.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!