Enchente e deslizamentos

'Muita gente perdeu tudo', diz deputado que está em Santa Maria de Itabira

Cidade da região Central recebeu maior volume de chuva dos últimos 42 anos, deixando dezenas de desabrigados e desalojados

Por Rafael Rocha
Publicado em 21 de fevereiro de 2021 | 20:07
 
 
 
normal

A enchente que atingiu a cidade de Santa Maria de Itabira neste domingo (21) varreu várias moradias e deixou outras inúmeras residências em risco de desabamento. A prefeitura ainda não divulgou o número oficial de atingidos, mas a previsão é que sejam de algumas dezenas. “Muita gente perdeu tudo”, resumiu o deputado Bernardo Mucida (PSB), que está na localidade.

Cálculos preliminares dão conta de ter sido a maior enchente dos últimos 42 anos na cidade. Após ter chovido cerca de 135 milímetros, o rio que passa pelo município transbordou, causando também deslizamentos de encostas. A cidade ficou praticamente isolada, pois houve quedas de barreiras na estrada que dá acesso ao município. Os moradores ficaram sem energia elétrica e até mesmo o serviço de telefonia ficou danificado. “A cidade está muito comprometida, totalmente lameada”, informou Mucida.

Devido a esse cenário de destruição, a prefeitura tem dificuldades para divulgar o balanço de vítimas e de pessoas em situação de vulnerabilidade. “Tem muita gente desabrigada e desalojada”, disse o deputado. O difícil acesso a pontos da zona rural, onde estima-se que também haja vítimas, é outro fator que contribui para o atraso na divulgação de um boletim com dados oficiais.

Máquinas e tratores trabalham para desobstrução das vias de acesso. Empresas de transporte rodoviário cancelaram diversas viagens ao longo do dia. Pessoas afetadas pelos deslizamentos foram socorridas e levadas a hospitais de Belo Horizonte e Itabira. Escolas estão servindo de abrigo para moradores que tiveram que abandonar suas residências. Outros foram deslocados para a casa de familiares. Campanhas para doação de donativos às vítimas estão em andamento nas redes sociais. "Estamos precisando de itens de higiene", finalizou Mucida.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!