Primeiro caso da cidade

Mulher de 48 anos morre vítima de gripe suína em Alfenas

Vítima faleceu na última segunda-feira (25) e a confirmação da doença veio na sexta-feira (29)

Por JOSÉ VÍTOR CAMILO
Publicado em 01 de setembro de 2014 | 15:56
 
 
 
normal

Uma mulher de 48 anos morreu  na última segunda-feira (25) após ser infectada pelo vírus influenza A H1N1, doença mais conhecida como gripe suína, em Alfenas, no Sul do Estado. A confirmação do vírus veio na sexta-feira (29) após exames laboratoriais.

A Secretaria de Saúde da cidade divulgou uma nota em que explica que a Vigilância Epidemiológica confirmou o primeiro caso de H1N1 no município após a realização do exame laboratorial feito pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte.

A Influenza A é uma doença contagiosa com complicações, transmitida através de uma simples tosse, espirro ou contato direto com objetos contaminados. O vírus pode ser prevenido com lavagem frequente das mãos com água e sabão, cobrir a boca e o rosto com o braço ao tossir ou espirrar, não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal, evitar ambientes fechados e vacinar anualmente. 

Números da Secretaria de Estado de Saúde (SES), que ainda não incluem o caso da paciente de Alfenas, dão conta que outras 26 pessoas já morreram infectadas pelo vírus da Influenza em Minas Gerais neste ano, sendo 13 delas pelo tipo H1N1. No total, 118 pessoas foram infectadas pelo vírus, sendo 24 confirmados da gripe suína. A cidade com maior número de casos é a capital mineira, com 31 anos, seguido por Uberlândia, com 9 registros, e Poços de Caldas, com outros 7 casos. Em seguida na lista vem Virgem da Lapa, com seis casos e Contagem, com 5 infectados.

Ainda de acordo com a secretaria de Saúde de Alfenas, o grupo para vacinação contra a gripe foi ampliado. Assim, os moradores da cidade devem procurar uma sala de vacina mais próxima levando o cartão de vacinação.

Veja a lista das unidades de saúde da cidade em que a vacina está disponível para a população: 

- Ambulatório Aparecida: Rua Padre Cornélio Hans, 1233, bairro Aparecida - de 8h às 17h

- Ambulatório São Vicente: Praça Pedro Martins Siqueira, 167, Centro - de 8h às 17h

- Posto de Saúde da Família (PSF) Pinheirinho: Rua João Januário Magalhães, 414, Pinheirinho - de 8h às 13h

- PSF Nova América: Rua Henrique Carivaldo de Miranda, 238, bairro Jardim Nova América - de 8h às 11h e 13h às 17h

- PSF Jardim Primavera: Alameda dos Mognos, 20, Jardim Primavera - de 8h às 11h e 13h às 17h

Atualizada às 17h14

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!