"NI UNA MENOS"

Mulheres se reúnem no centro de BH em ato contra feminicídio

Manifestação em memória da jovem Lucía Pérez, brutalmente assassinada na Argentina, promoveu alerta para os constantes casos de violência de gênero

Por DA REDAÇÃO
Publicado em 27 de outubro de 2016 | 21:21
 
 
 
normal

Centenas de mulheres se reuniram na praça Afonso Arinos, na área central de Belo Horizonte, na noite desta quinta-feira (27), para um protesto chamado “Ni Una Menos” em solidariedade à jovem Lucía Pérez, que aos 16 anos foi drogada, violentada e empalada até a morte por dois homens no dia 8 de outubro, em Mar del Plata, pequeno município costeiro na Argentina.

O caso mobilizou o país e milhares saíram às ruas, principalmente na capital Buenos Aires, no dia 19, vestidas de preto em uma manifestação contra o feminicídio.

A exemplo de São Paulo e Rio de Janeiro, que também tiveram atos em memória de Lucía Perez, a capital mineira reuniu estudantes, representantes de movimentos sociais, sindicatos e políticos que manifestaram repúdio à violência de gênero.

“Viemos aqui para dizer chega de violência contra a mulher! A Argentina parou e nós aqui em BH nos solidarizamos com nossas companheiras 'hermanas' para falar que se o feminicídio não acabar no país nós vamos parar tudo em uma greve geral. Estamos na rua para denunciar essa violência”, ressaltou a estudante de engenharia Patrícia Muniz de Oliveira, de 22 anos, que participou do protesto.

A Polícia Militar (PM) não informou o número de integrantes do ato em BH. Os organizadores falam em pelo menos 900 mulheres. Elas seguiram pela avenida Afonso Pena, rua Espirito Santo e avenida Amazonas.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!