Religião

No ano em que estrearia em catedral, Missa da Unidade terá só transmissão online

Este ano seria o primeiro com a celebração na Catedral Cristo Rei, mas devido à pandemia, fiéis não poderão acompanhar presencialmente

Por Daniele Franco
Publicado em 08 de abril de 2020 | 20:58
 
 
 
normal

Em 19 anos dedicados ao sacerdócio, esta será a primeira vez que o padre Edjaldo de Andrade, 65, não vai acompanhar de perto a Missa da Unidade, tradicional celebração católica na Semana Santa. Ele já chegou a levar dois ônibus lotados de fiéis ao Ginásio Mineirinho, onde a celebração aconteceu por 40 anos.

Nesta quinta-feira (9), a missa seria realizada pela primeira vez na Catedral Cristo Rei, mas devido à pandemia do novo coronavírus, que impede a aglomeração de pessoas, a celebração vai ser presidida pelo arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Azevedo, e transmitida pela internet e pela TV Horizonte aos fiéis às 9h. A missa será celebrada no Santuário Basílica de Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

“A menor basílica do mundo, Ermida da Padroeira de Minas Gerais, inspira uma espiritualidade propícia para este tempo, em que convidamos os fiéis a fortalecerem as igrejas domésticas, os lares, com momentos de oração em família”, explica Dom Walmor, que convida os católicos a celebrarem a quinta-feira santa em casa através da união familiar. “Hoje, respeitar o isolamento social, vencendo a ansiedade para sair de casa, é gesto solidário que contribui para o bem comum”, completa.

Lava-pés

A quinta-feira é o dia da Semana Santa em que se celebra, na fé católica, a eucaristia, a última ceia e o lava-pés. O rito tradicional é marcado por um momento na celebração em que o padre lava os pés dos fiéis, remetendo ao gesto de Jesus com seus apóstolos durante a Santa Ceia.

Neste ano, com o impedimento das aglomerações, Dom Walmor recomenda que os ritos sejam feitos em família. “A orientação para a noite da Quinta-feira Santa é que os fiéis rememorem a Ceia de Jesus com seus discípulos em casa, aproveitando os textos bíblicos do dia, realizando a bênção da mesa e a refeição familiar”.

Fé e tecnologia

Desde o início da pandemia, mesmo antes da recomendação da Confederação Nacional dos Bispos (CNBB), muitas paróquias já tomaram precauções para evitar que as celebrações religiosas se tornassem um perigo para os fiéis. A Igreja de São José, no Centro de Belo Horizonte, fechou as portas no dia 20 de março, quando é celebrado o dia que dá nome à paróquia. As missas, conforme o padre Nelso Antônio na ocasião, foram transmitidas pela internet e pela televisão.

Todas as arquidioceses de Minas Gerais adotaram as medidas de proteção e não vão realizar cerimônias com a assembleia dos fiéis. Paróquias de municípios com celebrações tradicionais, como Ouro Preto, Sabará e São João Del Rei, entram na lista e usam a internet como meio de levar a palavra de Deus aos católicos.

Quando ficou sabendo do cancelamento da celebração presencial da Missa da Unidade, o padre Edjardo já estava organizando um grupo da paróquia São Lucas, no bairro Palmares, para acompanhar a cerimônia. “Claro que rompe uma tradição da igreja, a Missa da Unidade era a oportunidade de levarmos nossa comunidade e nos reunirmos com o arcebispo, todos os presbíteros reunidos, mas vou acompanhar de casa, pois continuamos todos juntos, na fé”, comentou o padre Edjaldo, que pela primeira vez também celebra missas transmitidas pela internet.

Mensagem de Dom Walmor aos fiéis:

A Semana Santa neste ano está sendo vivida de modo diferente, em um contexto desafiador, quando todos devem respeitar o isolamento social. Não teremos grandes procissões, nem templos repletos, mas isto não significa que esta Semana Santa, nossa Semana Maior, será menos rica de espiritualidade. Cada fiel é convidado a voltar-se para a sua igreja doméstica, fortalecê-la. Esta crise, como tantas outras, vai passar, venceremos. Superada a pandemia, nos reencontraremos e novamente celebraremos a fé em nossos templos, comunidades reunidas ao redor da Eucaristia para escutar a Palavra de Deus. Cultivemos a esperança, que não é um simples otimismo, mas a certeza ensinada pela fé: as crises passam, pois a vida sempre vence a morte. É a lição de Cristo, que enfrentou a traição, o martírio, a morte e venceu, ressuscitou. Abençoada e Santa Semana.
 

SERVIÇO

Missa da Unidade
Presidida por Dom Walmor de Azevedo, Arcebispo de Belo Horizonte
Horário: 9h

Onde acompanhar:

TV Horizonte: Canal aberto 30.1 HDTV Digital e Antena parabólica, através do satélite StarOne C2”.
Facebook da TV Horizonte

Rádio América: Frequência AM 750
Facebook da Rádio América 

E redes sociais das demais paróquias da Arquiciocese.Redes sociais das paróquias de BH

Para conferir as outras celebrações com transmissão marcada para esta quinta-feira, acesse este link.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!