Celebração

No dia do aniversário, idoso de 115 anos é vacinado em Vespasiano

Durante a vacinação, Seu Antônio revelou uma de suas paixões: o igualmente centenário Clube Atlético Mineiro

Por Da Redação
Publicado em 15 de fevereiro de 2021 | 16:35
 
 
 
normal

Não havia melhor presente para Antônio José de Araújo pela incrível marca de 115 anos por ele hoje alcançada: a vacina contra a Covid.

Morador da cidade de Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte, Seu Antônio recebeu a vacina nesta segunda-feira (15), em sua casa, onde reside com familiares. Acamado, ele passa bem e comemorou o duplo feito: o aniversário acompanhado da imunização.

“Estou muito feliz”, comemorou o idoso centenário. Conforme Mônica Maria Tomás, agente comunitária de saúde que acompanha o paciente, apesar da idade avançada e uma leve pneumonia recente, Seu Antônio apresenta boas condições de saúde. “Ele é muito bem cuidado pela família”, informou. 

A reportagem questionou a Secretaria de Estado de Saúde (SES) se esse é o residente em Minas Gerais mais idoso a ter recebido a vacina anti-Covid. A pasta informou que não consegue determinar a idade da habitante vacinado de idade mais avançada. Segundo a SES, os imunizados são separados por faixa etária. Nesse tipo de controle, o grupo mais idoso é formado por aqueles com mais de 90 anos, e nele constam 107.931 pessoas.

Infância

Nascido em 15 de fevereiro de 1906, Antônio José de Araújo é natural da cidade de Abaetuba, no Pará. A vacinação foi acompanhada pela prefeita do município, Ice Rocha (PSDB).

Durante a vacinação, Seu Antônio agradeceu e citou memórias da infância. “Lembro até hoje de quando eu era menino”, disse. Ele também falou sobre uma de suas paixões, o Clube Atlético Mineiro. Igualmente centenário, o clube de futebol é mais jovem do que Seu Antônio, pois foi criado em 25 de março de 1908.

Depois de primeira dose, idosa já pensa em viajar

Em Belo Horizonte, a idosa de 102 anos Águida José de Castro Braga, também recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

A centenária foi imunizada, em casa, no bairro Goiânia, região Nordeste de Belo Horizonte, na manhã desta segunda-feira (15).

Depois da imunização, a idosa já começa a fazer planos, começando com o que mais gosta de fazer: viajar. "Agora eu quero viajar para Aparecida do Norte (São Paulo)", planeja.

Para Águida, a sensação após ter recebido a vacina é de felicidade. "Estou muito feliz", disse.

Para ela, que completou 102 anos no último dia 5 de fevereiro, a vacinação foi um verdadeiro presente de aniversário.

A imunização também aumenta a expectativa da mulher centenária em rever a família reunida. Ela tem nove filhos, 26 netos e 18 bisnetos. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!