Clima

Novo vendaval? Saiba se a situação de ontem pode se repetir hoje em BH e região

A capital mineira teve ventos fortes na noite de quinta-feira (14); de acordo com a Defesa Civil, ventos chegaram a quase 100 km/h

Por O Tempo
Publicado em 15 de setembro de 2023 | 10:12
 
 
 

Belo Horizonte e cidades da região metropolitana permanecem em alerta quanto a possibilidade de um novo vendaval, semelhante ao ocorrido na noite de quinta-feira (14). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a capital e municípios vizinhos podem ter pancadas de chuva acompanhadas de rajadas de ventos nas próximas horas. O alerta é válido até às 10h deste sábado (16)

“A massa de ar frio que provocou esse vendaval continua atuando sobre Minas Gerais. Então, há sim a possibilidade de que o fenômeno da noite quinta-feira (14) se repita”, explicou o meteorologista Claudemir de Azevedo, do Inmet. De acordo com especialista, estão previstos ventos entre 40 km/h e 60 km/h. 

Segundo a Defesa Civil de Belo Horizonte, na estação Cercadinho, localizada no bairro Buritis, região Oeste da capital mineira, os ventos chegaram a 97,56 km/h entre 20h e 21h. No mesmo horário, a estação Pampulha registrou rajadas de até 59,04 km/h. O vendaval arrancou telhados, derrubou árvores, deixou casas sem energia e espalhou lixo pelas ruas e avenidas. Apesar dos estragos, ninguém ficou ferido. 

“Nós estávamos com uma massa de ar quente atuando sobre Minas, impedindo o avanço das frentes frias. Só que desde ontem (14 de setembro) isso mudou, e a frente fria avançou sobre a região Central do Estado. Importante lembrar que esse é um fenômeno totalmente diferente do ciclone extratropical que atinge o Rio Grande do Sul”, explicou o meteorologista. 

Chuva na capital

Belo Horizonte está sob alerta de chuvas de até 30mm com raios e rajadas de vento até este sábado (16 de setembro). O alerta foi divulgado pela Defesa Civil municipal na manhã desta sexta-feira (15). De acordo com o órgão, a capital mineira pode registrar temporal com rajadas de vento em torno de 50 km/h. 

O que é uma frente fria? 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma frente fria é uma zona de transição entre duas massas de ar com diferentes temperaturas, onde a massa de ar frio avança sobre a massa de ar quente. 

Geralmente, a passagem de uma frente fria é acompanhada por mudanças bruscas nas condições climáticas, como queda de temperatura, ventos fortes, chuvas intensas e trovoadas. 

O que é um ciclone extratropical? 

Ainda conforme o Inmet, ciclones extratropicais ocorrem durante todo o ano, mas a frequência maior acontece no inverno. Eles se formam entre as latitudes de 30° e 60° do globo terrestre nos dois hemisférios e são sempre associados a uma frente fria. Seu núcleo ou centro de baixa pressão é frio, ou seja, possui temperaturas mais baixas que a atmosfera externa.  

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!