evacuação

Pará de Minas: 130 pessoas são retiradas de áreas de risco de inundação

Neste domingo, Prefeitura de Pará de Minas anunciou evacuação imediata de região que pode ser inundada, caso barragem se rompa

Por Cinthya Oliveira
Publicado em 10 de janeiro de 2022 | 21:25
 
 
 
normal

Após o alerta máximo de evacuação na região que fica abaixo da barragem da Usina do Carioca, 130 pessoas foram deslocadas, de acordo com balanço feito pelo prefeito de Pará de Minas, Elias Diniz, nesta segunda-feira (10). Foram retiradas da área de risco 30 pessoas que vivem no distrito Carioca e 100 de Onça do Pitangui e Conceição do Pará. Elas foram direcionadas para abrigos e residências de familiares.

De acordo com o prefeito, todas as famílias que vivem nas áreas alagadas ou com risco de inundação foram retiradas a salvo. Uma casa desabou na região da usina, mas todos os moradores foram resgatados a tempo pelo Corpo de Bombeiros. A prefeitura vai providenciar aluguel social para as famílias que ficaram desabrigadas.

Confira um vídeo que mostra o trabalho de evacuação em Conceição do Pará:

Além do acompanhamento do risco de rompimento da barragem, a cidade procura mitigar outros problemas causados pelas chuvas intensas. “Fizemos a publicação de um decreto que coloca a cidade em situação de emergência para tomar todas as ações cabíveis no perímetro urbano, distritos e povoados”, disse o prefeito.

Neste domingo (9), a Prefeitura de Pará de Minas anunciou a evacuação imediata de toda população que poderia ser atingida pela barragem da usina do Carioca, que está em sua capacidade máxima e corre o risco de se romper. O alerta permanece, já que houve novos registros de chuvas intensas nesta segunda-feira.

 

Veja o caminho da inundação em caso de rompimento da represa da Usina do Carioca, em Pará de Minas:

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!