Depois de ter ficado paralisada durante quatro dias, a obra de alteamento da barragem Itabiruçu, realizada pela Vale em Itabira, na região Central do Estado, foi retomada nessa quinta-feira (1º). As atividades tinham ficado paradas "atendendo à orientação do projetista do empreendimento", segundo informou a mineradora no último dia 28. Na ocasião, todos os funcionários foram dispensados, apesar de não haver algum tipo de risco na estrutura.
Segundo a mineradora, serão realizadas, inicialmente, atividades complementares ao alteamento, “como a construção de aterro de impermeabilização do talude e a complementação da instalação dos filtros”.
Ainda conforme informou a Vale, paralelamente a essas intervenções complementares, a equipe técnica do projeto segue com estudos e análises mais aprofundadas sobre os assentamentos diferenciais identificados no terreno.
Por fim, a mineradora destaca que a execução da obra não altera os índices de segurança e estabilidade da barragem Itabiruçu.
A Defesa Civil de Minas Gerais informou, no próprio sábado, que o órgão foi notificado pela empresa, mas que, como não houve alteração no nível de segurança da barragem, o órgão não teria que realizar ações diretas no local.