Passageiros do ônibus 5503A Goiânia ficaram sujos por causa de uma grande quantidade de pó que caiu sobre eles durante uma viagem feita na manhã desta terça-feira (16 de janeiro). Segundo eles, ao passar por um quebra-molas na avenida José Cândido da Silveira, o pó, que estava armazenado no ar-condicionado do coletivo, caiu e sujou ao menos cinco pessoas. A maior parte delas estava a caminho do trabalho, e precisou retornar para a casa.

Veja o vídeo:

"O meu uniforme é branco. Ele ficou muito sujo, e agora tive que comprar uma outra camisa para trabalhar", disse a vendedora Eliana Beatriz, 50, uma das passageiras do coletivo. O filho dela, que também estava a caminho do trabalho, precisou retornar para a casa. "Não tinha condição, a roupa dele só tinha pó. Impossível ele chegar ao trabalho daquele jeito", relatou.

Segundo ela, a situação deixou os usuários da linha revoltados, já que os problemas são recorrentes. "O motorista parou o ônibus e pediu desculpas. Nós sabemos que não é responsabilidade dele, mas a verdade é que não aguentamos mais", acrescentou. Ela conta que além da situação com a sujeira,  os atrasos são situações recorrentes e que incomodam. "Esse ônibus mesmo chegou no ponto com uma hora de atraso. É assim todos os dias", relatou a vendedora.

De acordo com Eliana, na última semana, alguns coletivos que operam na linha 5503A já haviam sido recolhidos pela fiscalização da BHTrans. "Sempre há problemas. Vidro quebrado, pneu careca, banco solto.  É uma situação que a gente já não vê mais saída, o poder público parece ignorar", desabafou.

A Prefeitura de Belo Horizonte informou que as equipes de fiscalização Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (SUMOB) foram notificadas para verificar o problema relatado. "Vale ressaltar que a manutenção e a limpeza dos ônibus são deveres das concessionárias. Os ônibus devem sair das garagens em condições de segurança e higiene para prestar o serviço aos usuários", reforçou.

Por meio de nota, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra BH) afirmou que "lamenta todo o transtorno causado aos clientes da linha 5503 e informa que a empresa responsável foi acionada para recolher o veículo e apurar as causas do problema no equipamento e fazer o reparo".

"O incidente nunca havia ocorrido, por isso, uma ação preventiva será realizada nos equipamentos de toda a frota da empresa", completou.