Imunização

PBH limita vacina contra gripe para crianças por falta de doses

Prefeitura da capital alega que o montante já recebido permite vacinar apenas crianças de 6 meses a menores de 1 ano, gestantes e puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde

Por Letícia Fontes
Publicado em 13 de abril de 2021 | 12:58
 
 
 
normal

A Prefeitura de Belo Horizonte informou que precisou limitar a faixa etária de crianças aptas a receberem a vacina contra a gripe por não ter recebido doses suficientes do Ministério da Saúde. Leitores de O TEMPO questionaram o motivo pelo qual a capital mineira ainda não está vacinando todos os grupos abaixo de 6 anos. 

Segundo o governo federal, nesta primeira etapa, a previsão é imunizar, até o dia 10 de maio, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes e puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde. No entanto, a prefeitura da capital mineira alega que o montante de doses já recebido permite vacinar apenas crianças de 6 meses a menores de 1 ano - além do restante do público alvo desta primeira fase de vacinação.

Segundo a PBH, até o momento, o município recebeu 86.800 unidades da vacina. A Secretária Municipal de Saúde destacou que, à medida que novas doses forem recebidas, o município irá ampliar os grupos a serem vacinados.

A estimativa é que sejam imunizados nesta etapa cerca de 3 mil crianças de 6 meses a 11 meses e 29 dias, 22 mil gestantes, três mil puérperas e cerca de 105 mil trabalhadores da saúde, que atuam em hospitais, SAMU, Centros de Saúde e UPAs na capital. A meta do município é vacinar 90% do público.

De acordo com a prefeitura, Belo Horizonte conta com cerca de 150 mil crianças de 6 meses a 5 anos.

Procurado, o Ministério da Saúde informou apenas que as vacinas serão distribuídas semanalmente até o dia 9 de julho, conforme o cronograma de entregas estabelecido com o Instituto Butantan, que também produz a vacina da gripe. Segundo a pasta, uma nova remessa está prevista para ser enviada para todo o país ainda nesta semana. Ao todo, o Ministério da Saúde já repassou a Minas Gerais 663.800 doses.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) estima que 8,4 milhões de pessoas estejam incluídas nos grupos prioritários para a vacinação contra a gripe, que será realizada por etapas. A campanha irá até 10 de julho e pretende imunizar ainda professores, agentes de seguranças, pacientes com doenças crônicas, além dos idosos.

Outro lado

Por meio de nota, o Butantan informou que não há nenhuma dificuldade na produção e fornecimento da vacina contra a gripe. O Instituto reforçou que se organizou para cumprir as entregas tanto da vacina contra o coronavírus quanto a da gripe para o Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, não havendo interferências entre a produção de um ou outro imunizante.

Ainda, segundo o laboratório, a logística de distribuição aos estados e municípios é atribuição do Ministério da Saúde

Até o momento, o Butantan já entregou 7,3 milhões de doses da vacina contra a gripe para o Ministério da Saúde e neste mês disponibilizará outras 20 milhões. No total o instituto fornecerá ao PNI até junho 80 milhões de doses do imunizante contra o vírus Influenza. 

Confira qual é o público alvo da vacinação contra a gripe
O governo fornece gratuitamente a vacina da gripe a grupos prioritários que serão divididos em três etapas em 2021, na seguinte ordem:

- Primeira etapa (12.4 a 10.5)
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
Gestantes
Puérperas (mulheres em resguardo)
Povos indígenas
Trabalhadores da saúde
 
- Segunda etapa (11.5 a 8.6)
Idosos com 60 anos ou mais
Professores das escolas públicas e privadas
 
- Terceira etapa (9.6 a 9.7)
Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
Pessoas com deficiência permanente
Forças de segurança e salvamento
Forças armadas
Caminhoneiros
Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso
Trabalhadores portuários
Funcionários do sistema prisional
Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade


 



 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!