ATENÇÃO, USUÁRIOS!

PBH retifica decreto e mantém horários de ônibus em dias úteis e sábados

Intervalos entre as viagens não poderão ser superiores a 30 minutos nos horários de pico

Por DA REDAÇÃO
Publicado em 07 de julho de 2020 | 13:58
 
 
 
normal

A Prefeitura de Belo Horizonte retificou, em edição extra do Diário Oficial do Município (DOM), nesta terça-feira (7), o decreto que alterava o horário do transporte público na capital.

Segundo a prefeitura, os horários para dias úteis e sábados ficam mantidos como estabelecido pelo decreto 17.362 de 22 de maio de 2020, onde os ônibus circularão de 4h às 23h59. Os intervalos entre as viagens não poderão ser superiores a 30 minutos nos horários de pico, e de 40 minutos nos horários fora de pico. 

Já aos domingos e feriados, a circulação será entre 6h e 9h59 e entre 16h e 19h59, exceto para as linhas alimentadoras das estações de integração, que também terão viagens aos domingos e feriados na faixa horária compreendida entre 20h e 20h59.

De acordo com o presidente da BH Trans, Celio Bouzada, as decisões do primeiro decreto estavam equivocadas e as alterações valem apenas para domingos.

"Teve um equívoco da nossa parte porque na realidade, não muda nada nos dias úteis e no sábado. A restrição, sim, vale para o domingo onde pedimos para que a população fique em casa", justificou Bouzada. 

Em um decreto anterior, também publicado nesta terça, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) tinha decidido reduzir o horário de operação das linhas do transporte coletivo em função da disseminação da Covid-19.

O decreto determinava redução dos horários e aumento dos intervalos máximos entre viagens, estabelecidos pela última vez em um decreto no mês de maio, quando a capital começou a primeira etapa da retomada econômica, com o retorno de milhares de trabalhadores às ruas. 

Usuários perceberam redução

Entre uma decisão e outra da PBH, usuários do transporte público por ônibus sentiram a redução dos horários. Foi o caso da manicure Maria Aparecida Melo. “Estou esperando o ônibus aqui há 50 minutos. Eles passavam mais rapidamente e antes era a cada 20 minutos”, disse. 

O estudante Thiago Kelvin, que tem evitado de pegar ônibus em tempos de covid-19, disse que já esperava a demora além do normal com a mudança de horário anunciada para a manhã de hoje.

"Eu sabia que meu ônibus ia demorar mais por causa da mudança de horário.Estou indo para um compromisso às 4 da tarde e saí de casa antes de uma hora da tarde para não atrasar", disse o estudante, antes do decreto que reduzia os horários ser republicado.

Ministério Público toma conhecimento

A situação do transporte público por ônibus em Belo Horizonte foi apresentada ao Ministério Público Estadual em reunião na noite desta terça-feira. Além do prefeito Kalil, a reunião teve participação da BHTrans e Procuradoria Geral do Município.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!