CIDADES

PF credencia clínica para teste psicológico

Redação O Tempo

Por IGOR GUIMARÃES
Publicado em 07 de fevereiro de 2006 | 22:31
 
 
 
normal

A Polícia Federal iniciou ontem em Belo Horizonte o credenciamento das novas clínicas responsáveis pela aplicação dos exames psicológicos antes da aquisição de arma de fogo. Minas Gerais foi o último Estado brasileiro a receber a visita da comissão responsável pelo cadastramento.

A medida faz parte do recém aprovado Estatuto do Desarmamento. De acordo com a lei, todos os cidadãos civis e militares deverão passar por avaliação psicológica, de forma a mostrar que o usuário da arma de fogo possui condições de portá- la.

Segundo a presidente da comissão da Polícia Federal, Maria Cristina dos Reis Santiago, até agora cerca de 600 profissionais foram credenciados em todo o país.

"Isso garantirá uma avaliação normatizada, dentro da nova legislação federal", afirma.

Profissionais interessados em se credenciar devem procurar a PF, desde que atendam as seguintes exigências: possuir título de psicólogo, estar em dia com a anuidade do Conselho Regional de Psicologia, possuir três anos de efetivo exercício da profissão " com os instrumentos a serem utilizados no teste " ou possuir certificado de curso dos testes exigidos, com carga horária mínima de 80 horas de aula.

O espaço físico da clínica também é avaliado pela comissão. Além de um ambiente com os equipamentos para aplicação dos testes, o local precisa ter sala de espera, sala da aplicação individual de testes (com, no mínimo, quatro metros quadrados) e sala coletiva " com espaço mínimo de dois metros quadrados por candidato e isolamento acústico.

Interior
Diante de tantas exigências, a PF não descarta a possibilidade de clínicas do interior demonstrarem desinteresse pelo credenciamento. Além dos profissionais da capital, serão cadastrados psicólogos de Varginha, São Lourenço, Juiz de Fora, Uberlândia, Uberaba, Montes Claros e Governador Valadares.

Aprovado no exame psicológico, o interessado pelo porte de arma será submetido ao teste de tiro. Em Minas Gerais, os exames que verificam a habilidade de manejo com armas deverão ser aplicados pela própria PF.

Na capital, apenas uma instituição particular possui autorização para aplicar os testes de tiro. Ainda não há informação se novos estabelecimentos privados serão credenciados.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!