Ostentação nas redes

PF cumpre 247 mandados de prisão na operação Balada, em Uberlândia

Objetivo é desarticular organização criminosa envolvida com o tráfico de drogas; investigados faziam festas de luxo, inclusive, internacionais

Por Laura Maria
Publicado em 05 de outubro de 2021 | 08:22
 
 
 
normal

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (5), em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, a operação Balada, na qual estão sendo cumpridos 247 mandados de prisão e 249 mandados de busca e apreensão. Além da cidade mineira, a operação ocorre nos Estados de Goiás, Rio de Janeiro, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Alagoas, Tocantins e Espírito Santo. 

Segundo a PF, a operação tem por objetivo desarticular organização criminosa especializada no tráfico de drogas e de armas de grosso calibre e lavagem de dinheiro. Cerca de 850 policiais participam da ação.

Ainda de acordo com o órgão, a operação recebeu o nome de balada, uma vez que os investigados ostentavam, em redes sociais, festas de luxo, inclusive em outros países, além de iates e carros esportivos.

O esquema criminoso

Investigações da Polícia Federal apontaram que a organização, ao longo de sete meses, operava um estruturado esquema de tráfico de drogas. Os criminosos compravam, em empresas regulares, insumos para a produção de drogas. No período, foram manipuladas mais de 11 toneladas de cocaína.

A droga era enviada dos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Rondônia, armazenada em Uberlândia, e encaminhada para outras regiões de Minas, além de estados como Goiás, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Além disso, o grupo atuava no tráfico de armas de fogo de grosso calibre, como fuzis e pistolas.

As investigações apontam que mais de R$ 2 bilhões foram movimentados pelos investigados nos últimos dois anos. Para dissimular as transações, os criminosos lavavam o dinheiro com a utilização de empresas de fachadas e aquisições de imóveis e carros de luxo.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!