Janaúba

PF cumpre operação no Norte de Minas e mira contrabando de cigarros

Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão e cinco mandados de sequestro de bens e valores

Por O Tempo
Publicado em 13 de março de 2024 | 07:22
 
 
 
normal

A Polícia Federal realizou, na manhã desta quarta-feira (13 de março), uma operação de combate a associação criminosa e lavagem de dinheiro proveniente do contrabando de cigarros oriundos do Paraguai. Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão e cinco mandados de sequestro de bens e valores na cidade de Janaúba, no Norte de Minas. 

A PF informou que as investigações começaram em dezembro de 2020 após levantamentos policiais indicarem a atuação articulada de um grupo criminoso voltada para a distribuição de cigarros contrabandeados. Em novembro do ano passado foi deflagrada a Operação Kapnos que possibilitou desvendar a ligação entre os distribuidores e os envolvidos nos crimes de associação e lavagem de dinheiro.

Os investigados, que têm sede na cidade de Janaúba, forneciam os cigarros contrabandeados para cidades do Norte de Minas e também para o Sul da Bahia.  A investigação apontou que o grupo movimentou milhões de reais em poucos anos, apresentando, assim, crescimento patrimonial não justificado. Eles mantinham relações financeiras recorrentes com outras pessoas que já tinham passagens policiais por contrabando de cigarro. 

Ainda conforme a Polícia Federal, os investigados que tiveram os bens bloqueados foram indiciados por associação criminosa e lavagem de dinheiro. As penas máximas somadas chegam a 18 anos de reclusão.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!