Paineiras

PMs filmados agredindo casal seguem em serviço: 'há apuração em andamento'

Segundo o porta-voz da Polícia Militar de Minas Gerais, o tenente coronel Flavio Santiago, teria ocorrido resistência em momento de abordagem policial

Por Tatiana Lagôa
Publicado em 13 de agosto de 2022 | 18:16
 
 
 
normal

Em um primeiro momento, os policiais militares que foram filmados segurando e agredindo um homem em Paineiras, na região Central de Minas Gerais, seguem com as funções normais dentro da corporação. Segundo o porta-voz da Polícia Militar de Minas Gerais, o tenente coronel Flavio Santiago, é preciso que o caso seja investigado antes. “Há uma apuração em andamento”, diz. 

Imagens mostram que um dos policiais segurava um rapaz, de 23 anos, enquanto o outro desferia vários socos contra ele. A namorada do homem tentou intervir em um determinado momento e também levou um soco no rosto. Apesar de as imagens mostrarem a agressão, o tenente coronel explica que é preciso apurar o contexto em que elas foram filmadas. Segundo o porta-voz, conforme a versão dos miliares, teria ocorrido uma resistência anterior à agressão. 

Segundo o diretor de  Comunicação da Polícia Militar em Minas Gerais, coronel Alisson Willian da Silva, a polícia havia sido acionada em função de bombas que teriam sido explodidas em praça pública “colocando em risco a integridade física de crianças”. Perguntado se havia a confirmação de envolvimento do homem agredido no ato, o coronel disse que só “na apuração dos fatos é que isso ficará esclarecido”. O chefe da equipe de comunicação da PM disse ainda que o militar teria ficado com várias marcas de mordidas na mão sem dar muitos detalhes sobre o contexto dessas feridas.  

O coronel garante que o caso será investigado com rigor e que, caso fique comprovado algum tipo de abuso, as medidas cabíveis serão tomadas. “A PM preza pela transparência dos fatos e age em conformidade com a legislação”, afirma. Quanto às acusações de envolvimento do mesmo policial em outras possíveis situações de uso excessivo da força, o coronel também reforça a necessidade de apuração.  

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!