na zona da mata

Prefeito eleito de Presidente Bernardes é preso por crime eleitoral

Um vereador eleito também foi detido pelo mesmo crime; ambos são suspeitos de realizar a transferência de eleitores da cidade vizinha para o município onde disputavam o pleito

Por CAMILA KIFER
Publicado em 28 de novembro de 2016 | 12:47
 
 
 
normal

O prefeito eleito de Presidente Bernardes, Jazon Haroldo Silva Almeida (PSDB), foi preso temporariamente na última sexta-feira (25) suspeito de crime eleitoral. Assim como o novo chefe do Executivo municipal, o vereador eleito Roberto Carlos de Carvalho (PMDB) também foi detido pelo mesmo crime. 

Após as prisões, ambos foram encaminhados para o presídio de Conselheiro Lafaiete, onde estão a disposição da Justiça. As investigações da Polícia Civil continuam para tentar identificar outros envolvidos. 

Entenda

Os políticos se tornaram alvo de uma investigação da Polícia Civil após uma solicitação feita pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). O requerimento solicitava que fossem apuradas uma série de inscrições, alistamentos e transferências fraudulentas de eleitores, realizadas neste ano.

Segundo o delegado responsável pelo caso, Fábio Moura, durante as investigações, a Polícia Civil e a Justiça Eleitoral comprovaram que mais de 60 eleitores da cidade de Piranga, na mesma região, realizaram de forma fraudulenta a transferência de seus títulos para Presidente Bernardes.

As investigações apontam que o prefeito e o vereador estão entre os responsáveis por convencer os eleitores a transferir o título para a cidade vizinha, com o intuito de reunir mais eleitores.

Para não levantar suspeitas e tentar encobrir a quantidade de transferências de eleitores de uma cidade para outra, a dupla conseguiu contratos falsos de aluguel, que comprovavam a suposta residência dos moradores na cidade na qual iriam votar. O objetivo era reunir um número grande de eleitores a fim de que conseguissem ser eleitos. 

O delegado Moura informou que já foi comprovado que ocorreram ameaças, coação a eleitores e outros crimes eleitorais, praticados repetidas vezes, de maneira habitual, com participação de outros envolvidos, caracterizando associação criminosa.

A reportagem de O TEMPO tenta entrar em contato com os suspeitos, mas até esta tarde não havia conseguido localizar seus advogados.  

Situação no TRE

Mesmo sendo suspeitos de crimes eleitorais e associação criminosa, em 2017, Jazon Haroldo Silva Almeida (PSDB) e o Roberto Carlos de Carvalho (PMDB) devem assumir seus postos, se não estiverem presos. 

Conforme explicou o TRE, qualquer político só é deposto de seu cargo em caso de condenação. Quando se trata de uma investigação, como este caso, o alvo não é deposto. 

Eleições

Mais conhecido como Doutor Jazon, o prefeito eleito recebeu 3.061 dos votos e se elegeu ainda em primeiro turno como prefeito de Presidente Bernardes. 

Já o motorista Roberto Carlos Carvalho, recebeu 275 votos e conseguiu uma vaga na Câmara Municipal da cidade. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!