DIA SEGUINTE

Prefeitura de BH recolhe mais de 300 toneladas de resíduos após temporal

Segundo município, quase 200 profissionais estão empenhados neste sábado; serviços devem ser finalizados na próxima semana

Por CAROLINA CAETANO
Publicado em 16 de janeiro de 2021 | 12:42
 
 
 
normal

Funcionários da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) trabalham, neste sábado (16), em locais afetadados pela chuva que atingiu a capital. Até o fim desta manhã, mais de 300 toneladas de resíduos foram recolhidos, e os trabalhos continuam no decorrer da próxima semana.

De acordo com o município, 80 trabalhadores da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) estão desobstruindo bocas de lobo e recolocando grelhas que foram arrancadas pela força das águas nessa sexta-feira (15). As equipes ainda trabalham na desobstrução das vias, como a avenida Tereza Cristina, para que o trânsito seja liberado. Elas fazem levantamentos dos danos para providenciar os reparos.

As regiões do Barreiro, Noroeste e Oeste tiveram os maiores volumes de chuva com 74,4mm, 80,2mm e 81,0mm respectivamente. A média climatológica de janeiro é de 329,1mm.

Ainda conforme a PBH, no Barreiro, equipes trabalham na avenida Tereza Cristina, na altura do bairro Santa Margarida, na avenida Olinto Meireles, no bairro Santa Helena, e na avenida Waldyr Soeiro Emrich, no Novo das Indústrias.

Já na região Noroeste, os trabalhos são realizados na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes com avenida Amintas Jacques de Morais, no bairro Glória. Vinte trabalhadores percorrem a área e realizam limpeza de ruas, avenidas e calçadas.

Dois caminhões foram deslocados para a região, onde também são avaliados alguns pontos na avenida Tereza Cristina, próximo ao bairro Padre Eustáquio, e na via Expressa, nas proximidades da passarela da estação de metrô Gameleira.

Regiões Oeste 

Cerca de cem funcionários da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) atuam na região Oeste, e são usados 15 caminhões basculantes, um caminhão carroceria, dois caminhões-pipa e uma pá-carregadeira para o recolhimento dos resíduos. 

As equipes fazem a retirada dos lixos e dos pertences de moradores que foram danificados, como móveis e colchões. Além disso são realizadas a raspação de lama, lavação de vias e a "remoção de resíduos acumulados em passagens de pontes e na parte externa das grelhas das bocas de lobo".

Assim como a avenida Tereza Cristina, a Vila Betânia, próxima à rua Amanda, é considerada uma área prioritária, uma vez que o trecho entre a avenida Dom João VI e o córrego Ferrugem foi bastante impactado. 

Em paralelo ao serviço de limpeza, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania providencia 300 marmitex para famílias das áreas afetdas e para os trabalhadores. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!