Monitoramento

Prefeitura de BH vai criar mapa de ruídos para fiscalizar poluição sonora

Devem ser feitas 5,4 mil medições em 1,8 mil pontos da capital mineira até outubro

Por Gabriel Rezende
Publicado em 17 de julho de 2023 | 21:04
 
 
 
normal

A partir desta terça-feira (18 de julho) a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) irá iniciar uma série de medições para criar o primeiro mapa de ruídos da capital mineira. Segundo o município, os dados serão usados para controle e fiscalização da poluição sonora. 

No primeiro dia, estão 135 medições, que serão feitas por fiscais do controle urbanístico e ambiental em pontos de todas as regiões da cidade. Serão usados sonômetros, calibradores e triples. Os trabalhos seguirão até outubro. 

A previsão é de que sejam feitas 5.400 medições em 1.800 pontos da capital. O levantamento é feito de terça-feira a sábado, sempre das 20h às 2h, verificando locais com e sem classificação de ponto crítico de poluição sonora.

Segundo a PBH, das reclamações registradas pelo município, 17% estão relacionadas à poluição sonora. A expectativa é que o resultado fique pronto no primeiro trimestre do ano que vem. 

Segundo o município, com o levantamento, será possível visualizar as emissões sonoras e classificá-las conforme as demandas e particularidades de cada região. 

O que diz a Lei do Silêncio em BH:

A Lei nº 9.505 de 23 de janeiro de 2008 dispõe sobre o controle de ruídos, sons e vibrações em Belo Horizonte. Os limites são:

  • Em período diurno (07h01 às 19h): 70 decibéis
  • Em período vespertino (19h01 às 22h): 60 decibéis
  • Em período noturno, entre 22h01 e 23h59: 50 decibéis e entre 0h e 7h: 45 decibéis.

Às sextas-feiras, sábados e vésperas de feriados, é admitido, até às 23h, o nível correspondente ao período vespertino: 60 decibéis.

Quando constatadas irregularidades, os bares estão sujeitos a multa de R$ 150,02 a R$ 18.791,79, de acordo com a gravidade. Na reincidência, a multa pode ser aplicada em dobro e, havendo nova reincidência, até o triplo do valor inicial; Interdição parcial ou total da atividade, até a correção das irregularidades; Cassação do Alvará de Localização e Funcionamento de Atividades ou de licença.

Moradores podem fazer reclamações por meio do telefone 156.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!