Região metropolitana

Prefeitura de Igarapé perde 229 doses de Coronavac após problema em refrigerador

Pane elétrica ocorreu no fim de semana, mas só foi identificada nesta segunda-feira (15). Aparelho marcava 36,6ºC, enquanto temperatura de armazenagem ideal não deveria passar de 8ºC

Por Bruno Menezes
Publicado em 15 de fevereiro de 2021 | 18:23
 
 
 
normal

Um problema no termostato de um dos três refrigeradores utilizados pela Prefeitura de Igarapé, na região metropolitana, para armazenar vacinas contra a Covid-19 pode ter sido o responsável perda de 229 doses da Coronavac. A perda representa quase um terço das doses recebidas até o momento pelo município. O problema fez com que a cidade interrompesse a vacinação. 

De acordo com o Executivo Municipal, a pane elétrica do aparelho, que fica na Policlínica Inácio Caetano de Andrade, localizada no Centro do município, se deu no último fim de semana, mas o problema só foi identificado na manhã desta segunda-feira (15).  Funcionários do local perceberam que a temperatura marcada no aparelho era de 36,6 ºC, quando a temperatura ideal de conservação da vacina não deveria ultrapassar os 8ºC.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Leonardo Barberá, a Prefeitura acionou imediatamente a empresa responsável pela manutenção do equipamento para diagnosticar onde ocorreu o problema. E também pediu a colaboração das polícias Militar e Civil para identificar possíveis responsáveis.

“Esta situação deixou todos nós da administração municipal totalmente consternados. Estamos empenhados no combate à covid-19 em nossa cidade e o ocorrido interrompeu nossa campanha de vacinação”, afirmou o secretário.

A prefeitura de Igarapé disse ainda por meio de nota que o técnico da empresa, após vistoria no equipamento, “verificou um defeito raro no termostato do refrigerador, que, segundo informou, em mais de 30 anos de trabalho e mais de 500 manutenções, constatou apenas cinco semelhantes até hoje”.

Doses

O município de Igarapé recebeu do Governo de Minas três lotes com os imunizantes contra a covid-19, sendo 210 doses da vacina Astrazeneca, aplicadas em sua totalidade, e 604 doses da vacina Coronavac – 402 destinadas à aplicação de primeiras doses e 202 para as segundas doses.

A Prefeitura de Igarapé pontuou que do total de doses de Coronavac, até a sexta-feira passada, já tinham sido aplicadas 375 doses, sendo que 284 pessoas no município já tinham recebido a primeira dose da vacina e outras 91 tiveram o ciclo de imunização concluído com a aplicação da segunda dose.

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (15) pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), 1.275 pessoas do município já foram infectadas pelo coronavírus e a cidade já registrou 25 óbitos em decorrência da doença.

SES-MG

Por meio de nota a Secretaria de Estado de Saúde afirmou que a perda de vacinas de Covid-19 no município de Igarapé já está sendo acompanhada pela Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte (SRS-BH).

"O fluxo de investigação de perda de imunobiológicos já está sendo seguido. Referente à reposição de doses, qualquer definição sobre o fato é realizada após a conclusão da investigação", disse a pasta.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!