Nesta sexta

Prefeitura inaugura centros de saúde na Pampulha e Venda Nova

Segundo o prefeito Alexandre Kalil (PHS), os prédios antigos desses dois centros estavam em situação precária

Por Ailton do Vale
Publicado em 20 de julho de 2018 | 12:38
 
 
 
normal

Com custo aproximado de R$ 166 mil gastos com a reforma de dois prédios, a prefeitura inaugurou nesta sexta-feira (20) os novos imóveis que vão abrigar os centros de saúde Dom Orione, no bairro São Luiz, na região da Pampulha; e Serra Verde, no bairro de mesmo nome, em Venda Nova.

Segundo o prefeito Alexandre Kalil (PHS), os prédios antigos desses dois centros estavam em situação precária. O do Serra Verde, inclusive, tinha diversas rachaduras e precisou ser interditado.

"Os centros de saúde de Belo Horizonte vão ser todos reformados. Mas alguns não cabem nem reforma, porque estavam abandonados, como foi o caso do Serra Verde, que desmoronou. Então mudamos alguns centros e lugar para melhor atender a população", disse Kalil, durante visita ao Centro de Saúde Dom Orione. "Aqui, por exemplo,  era um prédio do Conselho Tutelar que passou por reformas e agora vai auxiliar na saúde da população", completa.

O prefeito ainda explicou que o Centro de Saúde Serra Verde vai funcionar de maneira provisória no novo local inaugurado nesta sexta. Isso porque o prédio definitivo ainda está sendo construído no local do antigo, em uma obra orçada em R$ 3 milhões. 

O Centro de Saúde Serra Verde atende a uma população de cerca de 16.500 moradores e o Dom Orione atende 20 mil, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde.

Moradores reclamam de deslocamento

A localização da nova sede do Centro de Saúde Dom Orione não agradou a todos. Segundo a moradora e líder comunitária do bairro Novo Ouro Preto, Silvia Lacerda, a comunidade vai precisar pegar quatro ônibus por dia para ir e voltar do local.

"São idosos enfermos, crianças de colo, gestantes. Todas pessoas carentes. Elas não podem ter essa dificuldade toda para serem atendidas. A prefeitura precisa melhor o transporte para os moradores viram para cá", reclama.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!