Uma massa de ar seco que atua sobre todo o país promete complicar a vida dos belo-horizontinos que sofrem de problemas respiratórios até, pelo menos, quinta-feira (9). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade enfrentará baixos índices de umidade relativa do ar nesta semana e não há sequer previsão de chuva para aliviar o cenário. Seguindo a tendência do inverno, os próximos dias tendem a ser quentes com temperaturas entre 25ºC e 27ºC no período da tarde.
Entretanto, as noites continuam frias e os termômetros devem marcar 14ºC de mínima no decorrer da semana. A sensação de frio pode até ser mais intensa em função da intensidade dos ventos em Belo Horizonte. Nesta manhã de domingo (5) a temperatura mais baixa registrada foi de 12ºC na estação de Cercadinho, que fica na região Centro-Sul da capital mineira. De acordo com o meteorologista Cléber de Souza do Inmet a tendência é que o tempo permaneça dessa forma em BH.
“Nós temos o domínio de uma massa de ar seco em todo o Brasil, então não temos previsão de chuva. Em Belo Horizonte a condição a esperada é de céu claro com névoa seca no período da tarde, dias quentes e noites mais frias. Logo que o sol se põe, os ventos intensos favorecem a sensação de frio. Apesar das temperaturas altas esperadas para os dias, não deve prevalecer uma sensação de calor”, esclarece.
Minas Gerais
A situação é semelhante no resto do Estado, exceto na faixa leste que compreende os vales do Jequitinhonha e Mucuri e as regiões Rio Doce e Zona da Mata onde o céu permanecerá entre nublado e parcialmente nublado no decorrer dos próximos dias, com possibilidade de nevoeiro nas primeiras horas da manhã. “O setor Leste de Minas Gerais recebe o transporte de correntes oceânicas, o que favorece o aumento da umidade”, detalha o meteorologista.
Nas demais regiões de Minas Gerais, o tempo permanece seco e com baixa umidade. Mínimas entre 3ºC e 5ºC são esperadas no Sul do Estado – neste domingo, por exemplo, Monte Verde registrou 3ºC –, enquanto municípios no Norte devem registrar máximas entre 32ºC e 34ºC.