O calorão com névoa seca e baixa umidade deve permanecer em Belo Horizonte nesta semana, mas a chegada da primavera na quarta-feira (22) vai coincidir com um alívio nas altas temperaturas da capital mineira. A previsão é de que as temperaturas máximas de 34ºC projetadas para os próximos dias caia para 27ºC já a partir de quinta-feira (23).
A meteorologista Anete Fernandes, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ressaltou que a chegada de uma nova estação não é a responsável pela mudança drástica no clima. “Pra gente aqui na capital, vai coincidir com a entrada desse ar mais frio e úmido, mas na realidade, a mudança de estação é como fazer aniversário, não muda de um dia pro outro, mas no decorrer da estação. A primavera é o fim da estação seca e a transição para o período chuvoso. O início ainda é marcado por temperaturas elevadas, aí no decorrer de outubro começa a ter as pancadas de chuva mais frequentes, no final de outubro entra na estação chuvosa. O início da primavera tem características do final do inverno, mas a tendência é que no decorrer a gente migre a transição”, explicou.
Para este domingo (19), a previsão é que os termômetros alcancem os 34ºC, com umidade relativa ficando abaixo dos 20%. O tempo seco requer cuidados ainda maiores com a saúde e a hidratação.
Na segunda-feira (20), há um leve declínio na temperatura da capital, que deve variar entre 19ºC e 32ºC, mas há a permanência da névoa seca. Já na terça (21), os termômetros voltam a subir, com a possibilidade de bater os 34ºC, mas ainda com a mínima estipulada em 19ºC. “Na quarta (22), apesar do sistema não passar por Minas, a massa fria vai ficar mais oceânica, mas vai virar o vento pra cá, vai ter um refresco na quarta, temperatura tende a cair, mínima de 18ºC e máxima de 32ºC, e na quinta-feira (23), com intensificação dessa massa fria, a temperatura tem declínio bem acentuado, 14ºC de mínima e 27ºC de máxima na capital, que apesar do declínio, ainda vai ter céu claro a parcialmente nublado”, informou Anete Fernandes.
Na sexta-feira (24), para fechar a semana, a tendência é de estabilidade com o dia anterior, permanecendo a mínima, mas com uma temperatura máxima ligeiramente maior, de 28ºC.
Já em relação às chuvas, a meteorologista do Inmet afirmou que não há nenhuma previsão de precipitações significativas na região metropolitana até o dia 5 de outubro.