A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou, na tarde desta quarta-feira (10/9), o início das obras da trincheira que será construída na interseção das avenidas Cristiano Machado, Vilarinho e da MG-10, próximo ao Shopping Estação e à Catedral Cristo Rei, na altura dos bairros Juliana e Vila Clóris, na região Norte da capital. A expectativa do Executivo municipal é de que a estrutura, que contemplará os dois sentidos — Centro e Aeroporto de Confins —, fique concluída em 2028 (1.080 dias corridos a partir da emissão da ordem de serviço). O investimento previsto para a obra é de R$ 161,6 milhões, provenientes do Fundo de Mobilidade Urbana (FMU).
De acordo com o prefeito Álvaro Damião (União Brasil), a obra visa solucionar um antigo problema de Belo Horizonte, especialmente no trecho da avenida Cristiano Machado próximo ao seu término, em frente ao Shopping Estação e à Catedral Cristo Rei. Para Damião, as dificuldades enfrentadas atualmente, como o trânsito intenso, serão amenizadas.
“A lentidão no tráfego é significativa. Para solucionar essa questão, será realizada uma obra de grande porte, com caráter estruturante, em vez de medidas paliativas. Acreditamos que a população já está cansada de soluções temporárias. A obra estruturante, que se inicia agora, demandará paciência da população, especialmente dos moradores desta região. Estendemos este apelo também aos residentes de Vespasiano e Lagoa Santa e a todos que trafegam por este local, para que demonstrem compreensão durante o período de execução. Sabemos que é difícil pedir paciência, especialmente para aqueles que já enfrentam dificuldades no trânsito, como é o caso de quem se desloca para o aeroporto. No entanto, para realizar esta obra, será necessário interditar parcialmente a área, o que implicará em desvios temporários”, explicou.
Prefeito aponta impactos da trincheira no trânsito da região e detalha empreendimento
Para Damião, o principal impacto da construção da trincheira no trânsito será o aumento da fluidez e da velocidade. Porém, por enquanto, ele indicou que ainda não é possível estimar o ganho de tempo exato.
“A construção de novas pistas de rolamento, que substituirão o sistema atual de ‘pare e siga’ na Cristiano Machado, proporcionará uma melhora significativa. Após a conclusão da obra, os veículos poderão acessar a trincheira e sair diretamente em direção ao Aeroporto de Confins, pela MG-10, em um trajeto de aproximadamente 780 metros. Há um shopping e uma universidade de um lado e uma catedral com capacidade para mais de 10 mil pessoas do outro. Por isso, além de otimizar o tráfego, é fundamental garantir a segurança dos pedestres. Para isso, será construído um boulevard sobre a trincheira, que será entregue à população como uma ampla praça, beneficiando não apenas os motoristas, mas também aqueles que transitam a pé pela área”, explicou o prefeito.
Entenda o projeto
O presidente da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Leonardo Gomes, afirmou que a trincheira terá 780 metros de extensão e capacidade para até três pistas em cada sentido, tanto no acesso ao Centro quanto ao Aeroporto de Confins.
“Haverá duas pistas laterais para acesso à Catedral, ao shopping e à faculdade, além da ligação com a praça do boulevard, que será uma ampla área para circulação e permanência de pedestres. Quem desejar ir ao shopping, por exemplo, poderá atravessar a área em nível, sem interferência do trânsito. Não haverá conflito entre pedestres que se deslocam para o shopping ou para a catedral e veículos que seguem em direção ao aeroporto”, explicou Gomes.
Como será o andamento das obras?
Conforme o presidente da Sudecap, estão sendo realizadas escavações nas paredes da trincheira. Ele explicou que os equipamentos já estão em operação, mas a estrutura ainda não é visível, pois primeiro são escavadas as paredes de contenção para, em seguida, ocorrer a retirada da terra e o tamponamento. “No momento, as obras estão concentradas nas estruturas internas, sem que a trincheira seja visível. A escavação de terra e o tamponamento serão realizados no próximo ano, quando a estrutura geométrica da via será definida”, enfatizou Leonardo.
As empresas responsáveis pela construção integram o Consórcio ICC Trincheira, formado pela Infracon, Conata e Commin. Os trabalhos de execução serão supervisionados pela Sudecap.
Trânsito terá desvios
A BHTrans apontou que os primeiros passos da obra envolvem o estreitamento das alças já existentes, o que impactará diretamente as linhas do sistema metropolitano. As linhas que ligam Justinópolis à estação Risoleta Neves sofrerão desvios, e os pedestres precisarão passar pelo Shopping Estação para ter acesso ao hospital.
‘Obra de grande importância’, diz vereador
Para o vereador de Belo Horizonte Wagner Ferreira (PV), morador da região de Venda Nova, a nova trincheira terá grande importância para desafogar o trânsito na região.
“O trânsito na região apresenta grandes desafios, e a população espera que essa obra traga melhorias significativas para todos, incluindo aqueles que se deslocam da região Norte e para Confins. Consideramos essa obra de grande importância e acompanharemos de perto o seu desenvolvimento, fiscalizando para garantir que seja concluída dentro do prazo estabelecido. Reconhecemos que a construção acarretará transtornos, mas acreditamos que, ao final, a obra trará benefícios duradouros para a população, demonstrando a atenção da prefeitura com Venda Nova e sua importância no contexto de Belo Horizonte”, declarou o parlamentar.
‘Ambiente mais agradável e tranquilo’, disse diretor da Arquidiocese de BH
Rômulo Albertini, diretor de infraestrutura da Arquidiocese de Belo Horizonte, apontou que o novo empreendimento poderá criar um ambiente mais agradável e tranquilo na região da Catedral Cristo Rei, além de proporcionar melhorias para o trânsito nas imediações.
“A obra representa grande importância para a Arquidiocese de Belo Horizonte, especialmente por sua localização em frente à catedral. Além disso, é um projeto de grande relevância para a cidade, o município e toda a região metropolitana. A iniciativa visa, principalmente, a reduzir significativamente o congestionamento na área, beneficiando o fluxo de veículos com destino à região norte da cidade, incluindo Venda Nova e os municípios de Santa Luzia, Vespasiano, Lagoa Santa e, consequentemente, o acesso ao Aeroporto de Confins. O tráfego intenso será direcionado para vias subterrâneas, liberando as faixas de superfície e permitindo a criação de uma ampla área de convivência em frente à catedral. Essa área, uma alameda, proporcionará um ambiente mais agradável e tranquilo. A transferência do tráfego para o subsolo minimizará ruídos, poluição e poeira, tornando a plataforma superior, a alameda, um espaço mais convidativo para contemplar e apreciar a Catedral Cristo Rei”, pontuou Albertini.