Calor

Previsão do tempo: chuva no início da primavera em BH só dura até quarta-feira

Meteorologia prevê que a partir de quinta-feira (24) temperaturas tornam a subir em Belo Horizonte, e tempo ficará novamente seco na próxima semana

Por Lara Alves
Publicado em 21 de setembro de 2020 | 12:22
 
 
 
normal

Os primeiros pingos de chuva no domingo (20) trouxeram o alívio esperado há quase um mês para moradores de Belo Horizonte e de municípios da região metropolitana. A notícia de que as precipitações perdurariam pelo menos até quarta-feira (23) aumentou a sensação de conforto em meio a recordes de temperatura máxima constatados na sexta-feira (18) e no sábado (19).

A tendência é que, realmente, o início da primavera – às 10h21 de terça-feira (22) – seja de chuva em BH e nas cidades próximas com uma queda significativa das temperaturas máximas e redução de amplitude térmica – fenômeno que ocorre quando a temperatura mínima registrada no dia é muito inferior à máxima. Entretanto, a sensação de alívio com temperaturas mais amenas e pancadas de chuva tem data para acabar: já nesta quinta-feira (24).

Análise climática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica que a partir deste dia não há mais previsão de chuva para Belo Horizonte, não até outubro pelo menos. O calor retorna à cidade e as máximas tornam a subir, como detalha a meteorologista Anete Fernandes. “A tendência para a capital é que haja chuva até quarta-feira o que deixa as temperaturas bem mais amenas. Acreditamos que até quarta teremos uma máxima de 22ºC, fruto da intensificação da nebulosidade”, detalha.

Em função desta brusca queda, o Inmet emitiu um alerta de declínio de temperatura válido não apenas para a região metropolitana de BH, como também para Zona da Mata, Campos das Vertentes, Oeste, Sul e Sudoeste. A nebulosidade responsável pela queda começa a se dispersar na tarde de quarta e sol torna a aparecer.

“Para a quinta-feira esperamos uma máxima de 26ºC. O final de semana também será com temperaturas em elevação”, esclarece Anete. Entre a próxima semana e meados do mês de outubro, o tempo segue a tendência tradicional da primavera: baixa umidade do ar, sem expectativa de chuva e calor. A partir do meio do próximo mês acontece a transição para o período chuvoso.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!