Após dias seguidos de intensas tempestades e estragos decorrentes das chuvas em Belo Horizonte, temporais prometem dar trégua à cidade e também a outras regiões de Minas Gerais. Nessa sexta-feira (20), por exemplo, choveu apenas na parte da manhã, resquícios do sistema que favoreceu a ocorrência das precipitações na cidade.
Agora, ele se afastou para o litoral Sul da Bahia, e predomina sobre o estado uma massa de ar seco. Com ela, elevam-se as temperaturas máximas, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), e apenas pancadas podem atingir a capital mineira nos próximos dias.
“Os próximos dias serão de tempo bom e firme em Minas Gerais com o domínio de uma massa de ar seco, que ganha ainda mais força no começo da semana. A possibilidade de temporais é muito reduzida, mas a nebulosidade permanece cobrindo os céus em função da circulação marítima”, esclarece o meteorologia Cléber Souza.
Apesar do sistema, o dia amanhece frio neste sábado (21) em Belo Horizonte, e a mínima registrada foi de 15,7ºC na estação Cercadinho, na região Centro-Sul da cidade.
A máxima esperada para o dia é de 30ºC – aliás, já na tarde de sexta-feira, a estação meteorológica na região da Pampulha marcou máxima de 29,6ºC.
“As máximas vão se manter entre 28ºC e 30ºC nos próximos dias. Nós teremos também possibilidade de pancadas isoladas de curta duração, no final do dia e também na parte da noite. São possibilidade de chuvas que acontecem pela associação entre calor e umidade. Não temos frentes frias previstas para o estado nos próximos dias”, detalha.
Em outras regiões de Minas Gerais, fora a metropolitana de Belo Horizonte, o tempo também permanece mais estável, com ocorrência ocasional de chuvas e elevadas temperaturas.