Família

Primeiro gorila nascido no zoo de BH faz aniversário 

Filhote de Leon e Lou Lou, Sawidi é mais ativo que o irmão caçula; mães gostam de bossa nova

Por RAFAEL ROCHA
Publicado em 05 de agosto de 2015 | 03:00
 
 
 
normal

Com um pai presente e afetuoso, um irmão sossegado e duas mães que se dão bem, o pequeno gorila Sawidi já tinha tudo para comemorar. Mas hoje os motivos para festejar são ainda maiores: o filho de Leon e Lou Lou completa um ano de vida nesta quarta-feira.

Um dos xodós da Fundação Zoo-Botânica da capital, Sawidi foi o primeiro gorila a nascer em cativeiro na América do Sul. Pouco mais de um mês depois, nascia Jahari, seu meio-irmão, fruto da relação de Leon com Imbi. A família de cinco gorilas tem deixado a equipe do zoológico satisfeita. “Estamos felizes com esse desenvolvimento”, avalia a bióloga Vivian Teixeira Fraiha.

Apesar da pequena diferença de idade entre os filhotes, não são muitas as semelhanças entre eles. “O Sawidi é mais esperto e ativo. Já o Jahari é mais quieto”, detalha a bióloga.

Sawidi tem divertido tratadores e visitantes com algumas estripulias, como fazer uma pequena poltrona de feno, beber suco na garrafinha e se dependurar de cabeça para baixo. “Brincamos que ele é hiperativo. Parece que está no Cirque du Soleil”, conta Vivian.

Apesar da pouca idade, o gorilinha já dá sinais de virilidade. Seus ombros estão ficando largos e a barriga, proeminente. Segundo a bióloga, Sawidi já bate as mãos no peito e grita. “Ele está começando a adquirir o gestual e a locomoção de um adulto”.

Já Leon tem se demonstrado um bom pai e cuida do filho desde o começo, o que surpreendeu os biólogos. “Pensamos que ele poderia deixar o filhote cair, mas sempre foi cuidadoso”, revela Vivian.

Além do leite materno – eles devem ser desmamados aos quatro anos –, os gorilinhas comem frutas, legumes e ração. As sessões semanais de música foram retomadas recentemente. “Leon não gosta tanto. Já as fêmeas, que são do Reino Unido, preferem bossa nova a Beatles”, conta a bióloga.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!