Belo Horizonte vai ser palco, pela primeira vez, no dia 5 de dezembro, do Pimp my Carroça. O evento, com participação de estudantes da Faculdade Kennedy, oferecerá a 14 catadores de lixo a reforma de suas carroças. Em um espaço em frente ao Parque Municipal, na avenida Afonso Pena, no centro da capital, haverá também praça de alimentação, área de lazer elojas de roupas para moradores de rua, em uma espécie de shopping.

O projeto é também a quinta edição do The Street Store BH, que arrecada e distribui roupas. “Na segunda edição, um catador chamado Sérgio veio até mim e disse: ‘Aqui vem muito morador de rua, mas eu não estou vendo os catadores’. Eu percebi que era verdade e decidi trazer o Pimp my Carroça para cá”, contou a idealizadora do projeto, Luciana Duarte.

Iniciado em São Paulo, o evento consiste em um dia de intervenções em que são ofertados serviços estruturais e estéticos, como funilaria, borracharia e instalação de kits de segurança e pintura para carroças utilizadas na coleta de resíduos sólidos. Nesta edição, os veículos a serem beneficiados são de catadores da capital, de Vespasiano e de Santa Luzia, na região metropolitana, já selecionados.

“O projeto é uma forma de dar visibilidade aos catadores”, disse Luciana. Para viabilizar o projeto, são necessários R$ 16 mil. Saiba como fazer doações para o Pimp my Carroça no site: canalpimp.catarse.me.