Novo passo

Provadores de roupa podem voltar a funcionar no comércio de BH

Roupas experimentadas deverão passar por quarentena de 72 horas e uso de máscara nas cabines é obrigatório

Por Gabriel Rodrigues
Publicado em 28 de outubro de 2020 | 18:02
 
 
 
normal

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) autorizou o funcionamento de provadores nas lojas de vestuário, mediante novas regras de segurança sanitária. Os protocolos estabelecem, por exemplo, que as roupas experimentadas deverão passar por uma “quarentena” de pelo menos 72 horas, penduradas em ambiente ventilado, e que as cortinas dos provadores, quando for possível, devem ser trocadas por portas ou outros materiais que facilitem a higienização frequente. 

A portaria, publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira (28), é resultado de uma requisição feita pelo Sindicato do Comércio Lojista de Belo Horizonte (Sindilojas BH) no início deste mês. “O setor de vestuário, hoje, é o que tem menor venda e continua com grande queda no faturamento. A ausência do provador ajuda nisso, porque como a pessoa vai comprar a roupa sem experimentá-la?”, argumenta o presidente do sindicato, Nadim Donato. 

Pelas regras da PBH, caso o cliente decida comprar o modelo que experimentou, deve levar a peça que vestiu no provador, e não uma recém-tirada do estoque. Todas as cabines devem ter álcool em gel disponível e cartazes orientando sobre as medidas de higiene e o uso obrigatório de máscara. Em locais onde há mais de uma cabine, o uso delas deve ser alternado. Acompanhantes não serão permitidos no provador e os frequentadores devem respeitar o limite de dois metros entre eles. 

O próximo passo do Sindilojas BH, segundo Donato, será um pedido de aumento de uma hora de funcionamento no comércio da cidade. Atualmente, as lojas de rua funcionam das 10h às 19h, de segunda à sexta, e das 9h até as 18h, aos sábados; as lojas de shopping abrem as portas das 12h às 21h de segunda a sábado.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!