Zona da Mata

Quatro hospitais de Juiz de Fora têm ocupação de mais de 90% dos leitos de UTI

Só um dos dez hospitais da cidade tem menos de 50% dos leitos de terapia intensiva ocupados

Por Gabriel Rodrigues
Publicado em 02 de junho de 2020 | 19:46
 
 
 
normal

Dos dez hospitais de Juiz de Fora, na Zona da Mata, quatro estão com taxa de ocupação acima de 90%, e um deles, o Hospital São Vicente de Paulo, já chegou à taxa de 100%. Os outros hospitais com taxa de ocupação superior a 90% são o Hospital João Penido (90% de leitos ocupados), o Hospital Universitário (94,1%) e o Hospital Pronto Socorro (91,7%). Só um dos dez hospitais está com menos de 50% dos leitos de UTI ocupados: o Hospital Monte Sinai, cuja ocupação é de 38,3%

No final da tarde dessa segunda-feira (1), o Hospital Universitário e o Hospital Pronto Socorro também estavam com ocupação de 100% das vagas de UTI, segundo observação do jornal Tribuna de Minas. A diminuição da ocupação nesta terça-feira (2) deve-se ao fluxo de entrada e saída de pacientes, informa a Secretaria Municipal de Saúde da cidade, por meio de assessoria de imprensa. Por isso, os números são alterados diariamente no painel de informações da prefeitura. 

A administração do Hospital São Vicente de Paulo foi procurada pela reportagem para esclarecer quais são os planos para minimizar a ocupação dos leitos de UTI na instituição, mas não retornou até a finalização desta matéria. 

Por meio de assessoria de imprensa, a Prefeitura de Juiz de Fora esclarece que houve aumento de 45% dos leitos de UTI públicos na cidade após o início da pandemia de Covid-19 — de 108, eles passaram para 156. Ela ressalta que a abertura de leitos exige, além de local, uma equipe multiprofissional e aparelhos específicos, o que demanda aporte financeiro. A prefeitura afirma estar trabalhando para abrir mais leitos, inclusive em unidades privadas. 

A cidade soma 260 leitos de UTI para adultos, contando com os hospitais privados. Desses leitos, 53 (20,4%) estão ocupados por pacientes com Covid-19. O hospital com mais pacientes internados na UTI por Covid-19 é o João Penido, onde estão 18 pessoas.  

A taxa geral de ocupação dos leitos de UTI na cidade chega a 65,8%. Entre os leitos utilizados pelo SUS, ela aumenta, chegando a 74,2%. Nem todos os leitos são ocupados por pacientes com Covid-19 ou com suspeita da doença, entretanto. No Hospital São Vicente de Paulo, por exemplo, não há pacientes contaminados pelo coronavírus internados, de acordo com o painel da prefeitura — a ocupação total dos leitos deve-se a pessoas com outros problemas.

De acordo com as últimas informações da prefeitura, Juiz de Fora tem 647 casos confirmados de contaminação por coronavírus e 34 óbitos. Mais uma morte é investigada e 4.698 pessoas estão com suspeita de contaminação. 

Por meio de assessoria de imprensa, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) informa que faz a divulgação dos dados sobre UTI de forma agregada para todo o Estado e não comentou a situação específica de Juiz de Fora. A pasta pontuou que 12.026 leitos clínicos e 2.695 leitos de UTI estão cadastrados no SUS em Minas.

Atualmente, 266 pacientes estão internados em leitos de UTI em decorrência da Covid-19, ou por suspeita da doença e a taxa de ocupação desses leitos para a doença está em 9,87%. Nos leitos clínicos, são 738 internações e a taxa de ocupação está em 6,14%. Já os leitos de UTI em geral têm uma taxa de ocupação de 69,91%, enquanto 68,43% dos leitos clínicos estão ocupados.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!