Barragem

Queda de parte de talude aumenta medo de moradores de Barão de Cocais

A possibilidade de que a história do Distrito de Socorro se perca, como ocorreu com a comunidade de Bento Rodrigues

Por Clarisse Souza
Publicado em 31 de maio de 2019 | 21:25
 
 
 
normal

Longe de casa há três meses, desde que foi obrigada a deixar a comunidade de Socorro, na zona rural de Barão de Cocais por causa do risco de rompimento da barragem Sul Superior, da Vale, a dona de casa Patrícia Perdigão, 31, terminou esta sexta (31) com os olhos inchados.

"Chorei o dia todo pensando em tudo o que está acontecendo. Estou confinada em um apartamento (pago pela Vale), não tenho mais meus vizinhos para conversar. Sair de casa assim é largar tudo que nós construímos numa vida inteira é a pior sensaçao do mundo. ", desabafou. 

Ainda que o talude não represente risco imediato à estrutura da barragem, Patrícia disse que o sofrimento não diminui. A possibilidade de que a história do Distrito de Socorro se perca, como ocorreu com a comunidade de Bento Rodrigues, atingida pelos rejeitos da barragem da Samarco em 2015, amedronta a dona de casa.

"O que nós queremos é voltar pra lá, tentar resgatar nossa história. Cada dia que passamos longe da nossa comunidade, que está largada às traças, é mais um sofrimento", lamenta a mulher.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!