Nessa sexta

Reintegração de posse em Campo do Meio termina com quatro detidos

De acordo com a Polícia Militar, os conduzidos resistiram ao avanço da tropa e à prisão

Por Lucas Henrique Gomes
Publicado em 15 de agosto de 2020 | 10:34
 
 
 
normal

O despejo das famílias que estavam no acampamento Quilombo Campo Grande, do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), em cumprimento à reintegração de posse determinada pela Justiça em Campo do Meio, no Sul de Minas, terminou nessa sexta-feira (14) com quatro detidos pela Polícia Militar. De acordo com a corporação, "os autores desobedeceram as diversas ordem para desobstruir a via e desocupar o local a ser reintegrado, além de resistrem ao avanço da tropa e à prisão". 

Foram detidos três homens de 23, 53 e 60 anos. Uma mulher de 27 anos também foi conduzida à Delegacia de Plantão de Alfenas. No registro policial, os militares argumentaram que além "do comportamento coletivo, algumas condutas foram individualizadas". Segundo o boletim de ocorrência, a mulher chegou a levar o irmão dela, menor de idade, para o foco da manifestação, "colocando em risco a integridade física e psicológica da criança". O menor foi entregue ao Conselho Tutelar após a prisão da irmã.

De acordo com a ocorrência policial, foram apreendidos também quatro celulares, 12 caixas de foguetes com seis unidades cada, três estilingues, um galão com 20 litros de combustível e duas bandeiras do MST. Durante as mais de 50 horas de operação de reintegração de posse, os manifestantes teriam soltado rojões contra os militares e usado estilingues para jogar pedras e outros objetos contra a corporação.

A ocorrência foi finalizada por volta das 19h50. De acordo com o advogado Eduardo Pereira Dias, que acompanhou os quatro detidos, todos foram liberados por volta das 23h dessa sexta-feira. O defensor alega que os clientes negam as acusações contidas na ocorrência. "Não fizeram nenhum ato expressivo. O boletim de ocorrência está confuso, fala sobre autoria de incêndio, mas não comprova a conduta de cada um", argumentou.

Segundo o advogado, o irmão da mulher que havia sido detida já está com a família. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!