Cenipa

Relatório preliminar aponta ‘falha do motor’ em queda de avião da PF na Pampulha

Acidente aéreo matou dois policiais federais e feriu um mecânico há pouco mais de um mês

Por Gabriel Rezende
Publicado em 08 de abril de 2024 | 18:28
 
 
 
normal

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) apontou, em relatório preliminar, que a queda do avião da Polícia Federal (PF) no aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, foi causada por “falha ou mau funcionamento do motor”. A atualização é apresentada nesta segunda-feira (8 de abril), pouco mais de um mês após o acidente aéreo, em 6 de março. Dois policiais federais morreram carbonizados e um mecânico ficou ferido. 

O Cenipa ressalta que a classificação inicial é apenas uma hipótese e que a investigação está em andamento. Outras informações estão sendo coletadas para identificar os possíveis fatores que contribuíram para o acidente. O relatório preliminar corrobora com a avaliação de especialistas à época do acidente

O objetivo da investigação do Cenipa é prevenir futuros acidentes, e não determinar culpa ou responsabilização. As conclusões finais serão publicadas em um relatório final, que ainda não tem data para estar disponível. 

A Polícia Federal também conduz uma investigação sobre o acidente. A aeronave da instituição estava em manutenção no aeroporto da Pampulha e passava por voo testes, que verificam o desempenho de uma aeronave e contam com uma série de ritos de segurança, junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). 

Relembre o acidente 

Dois comandantes de aeronaves da Polícia Federal (PF) morreram carbonizados na queda de um avião em 6 de março, no aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte. Um mecânico de uma empresa terceirizada foi socorrido para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII. Segundo a assessoria de imprensa da PF, ele chegou à unidade de saúde “lúcido e orientado”.  

Os pilotos José de Moraes Neto e Guilherme de Almeida Iber são de Brasília. Por meio de nota, a corporação decretou luto de três dias e se solidarizou com os familiares das vítimas. Além disso, a PF informou que “já iniciou investigação para apurar as circunstâncias do acidente envolvendo a aeronave Cessna Grand Caravan 208B”.

+ Saiba quem são as vítimas do acidente

Imagens de câmeras de segurança do aeroporto mostram o momento em que a aeronave decola e começa a perder altitude. O piloto tentou retornar para a pista, mas não conseguiu, e o avião caiu nas proximidades da barragem da Pampulha.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!