Região metropolitana

Rio das Velhas transborda e 300 pessoas ficam desalojadas em Santa Luzia

Água invadiu as casas e moradores tiveram que se abrigar com parentes e amigos

Por Natália Oliveira
Publicado em 08 de fevereiro de 2021 | 09:33
 
 
 
normal

Cerca de 300 pessoas ficaram desalojadas em Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte, nesta segunda-feira (8), após o transbordamento do rio das Velhas que alagou as ruas da cidade e invadiu várias casas.
 
De acordo com a prefeitura, os bairros Pantanal, Vila Íris e parte do bairro Morada do Rio foram os mais afetados. O rio começou a transbordar por volta de 20h deste domingo (7)  e invadiu as residências. Os afetados foram para a casa de familiares e amigos. Apesar dos danos, ninguém ficou ferido. 
 
"Desde às 14h45 de domingo (7), as equipes da Defesa Civil começaram a avisar as famílias sobre os riscos de transbordamento e orientar sobre a necessidade de procurarem um local seguro. Além disso, são constantes os treinamentos com as famílias sobre como devem agir em situações como esta. O último foi um simulado realizado no mês de dezembro, em parceria com o Corpo de Bombeiros. Além disso, algumas dessas famílias já haviam sido orientadas para deixarem suas casas por estarem localizadas em áreas de risco, tendo sido condenadas em janeiro de 2020. A Prefeitura, inclusive, pagou o aluguel social para essas famílias durante um período (o tempo exato está sendo levantado)", informou o executivo. 
 
A ponte velha chegou a ser interditada na cidade, próxima a rua do comércio, e um barranco desabou no bairro Bonanza, mas não atingiu nenhuma residência. 
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!