Operação Saturação

Rotam prende homicidas, apreende nove armas, 20 kg de maconha e haxixe

Além de prender dois suspeitos de homicídios, policiais ainda apreenderam um menor e recuperaram carro e arma de um policial que foram roubadas nesta segunda-feira (13)

Por JOSÉ VÍTOR CAMILO
Publicado em 14 de abril de 2015 | 18:26
 
 
 
normal

Uma operação desencadeada nesta terça-feira (14) pelo batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) na região metropolitana de Belo Horizonte culminou na prisão de dois homicidas, além da apreensão de um menor. Foram encontradas nove armas, 20 kg de maconha e 150 gramas de haxixe e também recuperado o carro e a arma de um policial aposentado que foram roubados nesta segunda-feira (13) no bairro Padre Eustáquio, na região Noroeste da capital mineira.

De acordo com o tenente-coronel Giovani Gomes da Silva, comandante do batalhão, a operação Saturação contou com a participação de dez viaturas da 1ª Companhia da Rotam. "Foram feitos diversas diligências focadas na prisão de criminosos já mapeados e reincidentes, principalmente em casos de homicídio", explicou. 

Em uma das ações, no bairro Morada Nova, em Contagem, os militares foram em busca do possível autor de um duplo homicídio ocorrido no dia 7 de abril no bairro Pindorama, quando um homem de 26 anos e sua namorada, de 17, foram encurralados e mortos a tiros. "A vítima era traficante da área e como está em guerra estivemos nas favelas Morro da Cabrita e Xurupita para tentar localizar o autor", explica o soldado Eduardo Mol, que participou da operação. 

Foi durante a diligências que os policiais conseguiram localizar um dos presos, de 22 anos, que seria conhecido como Rato e estaria comandando o tráfico na região. "Com ele nós achamos uma pistola espanhola de calibre .45 e uma pistola calibre 380 que foi tomada de assalto ontem (segunda-feira) de um policial aposentado no bairro Padre Eustáquio. Conversamos com ele e conseguimos recuperar também o veículo do militar, uma Nissan Frontier, estacionada no bairro Pindorama", lembrou o soldado da Rotam. 

Apreensões

Em outro ponto os policiais encontraram ainda um revólver calibre 32, uma carabina Winchester .44 importada e uma carabina calibre 32. "Na casa dele, que gostava de ostentar, apreendemos ainda três espadas ninja e munições de diversos calibres. Uma porção de 150 gramas de haxixe, que é uma maconha concentrada, e mil pinos onde seria armazenada cocaína também foram achados", disse Mol. 

Ainda conforme o tenente-coronel Giovani, o detido de 22 anos seria também suspeito de um triplo homicídio no bairro Jardim Vitória, na região Nordeste. Já o outro preso na operação, que foi encontrado pelos policiais no bairro Goiânia, também na região Nordeste, é suspeito de pelo menos seis homicídios. "Não tenho a idade dele agora, mas posso te dizer que ele tem mais de 40 anos de cadeia para pagar", disse o comandante da Rotam. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!